Seguir o blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

ADEUS, PAPETE!

Assis Ângelo e Papete num dedo de prosa
O dia amanheceu frio, feio e triste. E eu também amanheci assim: Frio, feio e triste.
A razão disso?
Terça feira passada eu e Ivone falamos muito sobre Papete. Ela lembrava de um prato especial que o Papete lhe pedira meses atrás pouco antes de ser levado por Gisele para uma “temporada” no Hospital Oswaldo Cruz. Esse prato era uma dobradinha com costelinha e fava verde.
Ontem telefonei para Gisele com o intuito de saber como Papete andava de saúde. O telefone tocou, mas ninguém o atendeu.
Hoje cedo, bem cedo, Celia e Celma me dizem pelo telefone que Papete morreu.
Papete morreu no começo da madrugada de hoje, dia de Corpus Christi. Muita gente morre nesse dia, mas Papete era pra mim, uma pessoa que jamais morreria.
Na verdade, Papete não morreu: Papete encantou-se.
A nossa amizade, minha e de Papete, estendeu-se por uns trinta anos. Ele frequentava muito a minha casa. Proseávamos e cantávamos. Falávamos muito dos rumos do Brasil. Ele torcia e sonhava por um País melhor do que o país que vivemos sob a batuta de oportunistas da raia política...
Papete era um cara incrível.
Cá em casa, proseávamos com Théo de Barros, Tinhorão, Oswaldinho da Cuíca, Osvaldinho do Acorden, Geraldo Vandré, Ana, Joel, Celia e Celma...
A última composição de Papete foi feita em parceria com as irmãs Celia e Celma. A música é um Calango já gravada em disco a ser lançado em breve. Música anterior a essa, A Brasileira Inezita Barroso, foi composta por mim e ele. Ficou linda, chegando a arrancar lágrimas da homenageada.No começo dos anos de 1970, Papete e Oswaldinho da Cuíca compuseram o samba Vai Corinthians, lançado num compacto simples pela extinta gravadora Continental.
Adeus Papete, que Deus o tenha em bom lugar.
Há sim! Pepete é o apelido de José de Ribamar Viana dado pelo pintor cearense Aldemir Martins.

Um comentário:

  1. " A PASSAGEM OU MELHOR AS PASSAGENS.!
    (por vital farias)

    Para Assis Angelo, José Ramos Tinhorão, Geraldo Vandré, etc!

    O que dizer de uma perda dessas >!"
    I
    Eu digo que não concordo com DEUS,!! Isso mesmo,!!Que você ouviu!!
    Não concordo e pronto,Mesmo ele sendo o meu Pai,!
    (Conjecturando )
    Quantas E tantas e tantas vezes na vida que eu discordei do meu pai,!!!!!!!!!!!!!!
    Não é a primeira vez que discordo dele.! e ele,.. mais que ninguém, sabe disso, sim senhor.!!

    Também, sei, que o meu Pai as vezes, vai dormir e começa a sonhar e quando acorda,!Virge Maria""
    II
    O estrago já tá feito ! Ao se acordar e cair na real,então,
    já tomou certas providências,..... Certas medidas,... Aí, fica difcil de voltar atrás.!

    A única vez que ele tomou essa atitude de voltar atrás da sua própria decisão,,(se não me esqueço), foi quando um tarzin , chamado de Jesus Cristo, morreu, "crucifixado" eu disse "cruci fixado" em uma cruz, Por conta de uns malfeitos que andaram fazendo com ele, sem ele ter a menor culpa.
    III
    Nesse tempo eu que tava escondido dentro do meu pai e da minha mãe, só ouvi uma voz dizendo assim>!"Respeito é bom e eu gosto," e assim repreendeu aqueles que pensavam que o nosso Pai Eterno tinha perdido a Autoridade.!
    Ledo engano>!

    Nesse mesmo dia " O meu Pai QUE ESTÁ NO CÉU, NA TERRA E EM TODA PARTE DO UNIVERSO , O NOSSO PAI MAIOR, AUTORIZOU IMEDIATAMENTE A VOLTA, A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO,NOSSO IRMÃO,FILHO DO NOSSO PAI ETERNO DEUS< !!

    Afora isso, o nosso Pai tem sido muito RIGOROSO com essas IDAS E VINDAS !! IV
    Mas, ninguém por isso vai perder a fé e o respeito que se deve ter a ele,!
    Afinal de contas ele é o nosso Pai maior.!

    A qualquer momento ele, o nosso Pai maior,poderá DESAUTORIZAR ou melhor dizendo DETERMINAR a vinda de PAPETE INEZITA, CHARLES CHAPLIN, NELSON MANDELA, FREI DAMIÃO,PADIN CÍÇO, O BEATO ANTOIM CONSELHEIRO,BEATO, João Maria da Guerra do Contestado, Zumbi dos Palmares, Ganga Zumba,Luiz Gonzaga,Ray Charles, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce,Lampião, Maria Bonita,entre muitos outros cidadãos de Bem ! .!

    AUTORIDADE É O QUE NÃO LHE FALTA, (num é mermo) !
    Então o que é que tá faltando.!
    E O DIA QUE O NOSSO PAI,MAIOR QUISER DÁ UM PONTO FINAL E DISSER ASSIM:
    V
    "CHEGOU A HORA DA ONÇA BEBER AGUA"

    POR FAVOR,... DESÇAM TODOS

    QUE ESTÃO CANSADOS E OPRIMIDOS, QUE EU VOS ALIVIAREI>! !

    E PAREM COM ESSA ESTÓRIA DE SE ESCONDEREM E DEPOIS BOTAR A CULPA EM MIM>!
    E continuou Dizendo:

    QUE A INTELIGÊNCIA E A BONDADE HUMANAS, CONSTRUAM DE UMA VEZ POR TODAS A SONHADA ETERNIDADE,

    POIS,EU JÁ FIZ O QUE PUDE !!
    E se despediu sorrindo e dizendo: A VERDADE É UMA SÓ >!
    AS OUTRAS SÃO AUXILIARES.! INTÉ.!(vital farias)

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS