Seguir o blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

ATENÇÃO, BELCHIOR ESTÁ NA PRAÇA


Milhões e milhões de discos nos formatos de 10 e de 12 polegadas foram produzidos e lançados no Brasil desde 1956. Nesse período eram também produzidos e lançados discos de 78 rpm. 
A produção em larga escala de discos de vinil estendeu-se até finais de 1990. Os de 78 rpm findaram em 1964. 
Os artistas que mais gravaram discos em vinil foram Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Roberto Carlos; Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho… 
O cantor que mais gravou discos em 78 rpm no Brasil foi disparadamente Chico Alves. Ele nasceu no Rio, em 1897. 
Chico reinou impoluto até 1952, quando morreu. 
Por trás de cada disco que vai à praça há um produtor, um diretor musical etc. 
O piauiense de Piripiri Jorge Mello foi um dos mais ativos produtores musicais do País. Em toda a carreira, produziu quase duas centenas de LPs. 
Além de produzir seus próprios LPs, 16 no total, produziu discos de Belchior e muita gente mais. De Belchior, aliás, estão sendo relançados no formato de CD Um Show − 10 Anos de Sucesso e Trilhas Sonoras, incluídos numa caixinha intitulada Paralelas. Uma pérola. O responsável por essa iniciativa foi o carioca Renato Vieira. O cantor, compositor e produtor musical Jorge Mello nasceu em 27 de novembro de 1948. 
Sua carreira artística ganhou ritmo a partir de Fortaleza, Rio e São Paulo, onde tem vivido a maior parte do tempo. Continua compondo. 
Além de músico, Jorge Mello foi professor de música, ator e diretor de teatro. Inquieto, fez o curso de Direito e especializou-se em Direitos Autorais. Tem cinco livros publicados e vários folhetos de cordel. 
Para Jorge Mello, a caixinha com os dois discos de Belchior que produziu “é um ótimo presente de aniversário”. 
A caixa de discos Paralelas está sendo lançada por via independente. 
A respeito de Jorge Mello e Belchior, leia mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS