Seguir o blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

JORGE MELLO E OS "CACOS" DA VIDA


Faz tempo, muito tempo, que não falo com antigos professores de arte e história da arte. Entre esses professores, Celene Sintônio, João Câmara Filho e Raul Córdula. Leia: https://assisangelo.blogspot.com/2014/05/utopia-do-olhar-ganha-milliet.html/ https://assisangelo.blogspot.com/2012/07/miguel-dos-santos-um-totem-do-brasil.html
Desses todos sinto saudade.
Saudade também sinto dos colegas Miguel dos Santos, Juarez Carvalho e Unhadejara.
Com Miguel falei mês passado. Ele é pernambucano de Caruaru, cidade-berço de mestre Vitalino.
Ontem 1 conversei longamente com o compositor, cantor e instrumentista piauiense Jorge Mello (foto acima).
Jorge tem um caminhão de músicas compostas e gravadas por muita gente boa, como Belchior.
O pernambucano Reginaldo Rossi também gravou Jorge, que confessa ter criado canções para as interpretações especiais e próprias de Rossi. "Ele me pedia e eu criava pra ele canções escritas em parcerias com ele", lembra Jorge, que gosta de fazer parcerias com poetas clássicos do passado, como Olavo Bilac, Raimundo Correia, Hermes Fontes, Cupertino de Menezes e Mário de Andrade. https://www.youtube.com/watch?v=5PPRZQeVjhQ
Jorge Mello é da safra de 1948 e, ao trocar sua cidade Piripiri por Fortaleza, findou por integrar o grupo Pessoal do Ceará. Esse grupo tinha entre seus integrantes Ednardo, autor do clássico popular, Pavão Misterioso.
Amigo de Belchior e Fagner, Jorge conserva um acervo de grande importância para a cultura musical dos últimos 50, 60 anos.
A música brasileira anda esquecida e mal feita.
É raro em rádio tocar uma música boa de artistas como o próprio Jorge Mello.
E as cantoras de belíssimos graves e agudos,por onde andam?
Dalva de Oliveira, Nalva Aguiar, Elis Regina...
A pimentinha Elis cantava que era uma beleza, mas gostava de enfiar uns "cacos" nas composições que gravava.
Em Mucuripe, primeiro sucesso de Fagner e Belchior, Elis troca "aquela estrela é dela" por "aquela estrela é dele". Pegou mal: https://www.youtube.com/watch?v=mWtb8CQ3Ceo
Em Como Nossos Pais, ela também não se contém e troca "contando os seus metais" por "contando o vil metal", também não foi bem: https://www.youtube.com/watch?v=2qqN4cEpPCw
Jorge Mello anda às voltas, atualmente, ocupado em mostrar ao mundo toda a sua produção musical. Isso, via plataformas digitais. São quase trezentas músicas.
E por falar do Jorge, lembro do bruxo Hermeto Pascoal.
Hermeto disponibilizou gratuitamente todas as suas músicas. Está tudo na internet. Leia: https://assisangelo.blogspot.com/2016/06/semana-tumultuada-e-viva-hermeto-pascoal.html
Contei isso ao Jorge, e o Jorge disse, "Muito bom". Ao dizer isso acrescentou que ele próprio faz isso, "disponibiliza musicas suas, gratuitamente, a artistas que não tem grana pra pagar direitos".
Além de cantor, compositor e instrumentista, Jorge Mello é advogado especializado em direitos autorais.
Também cordelista e poeta do improviso, Jorge entusiasmou Jô Soares ao responde as perguntas de modo rimado. Clique:




4 comentários:

  1. Meu amigo Assis Angelo. Fiquei muito feliz com mais essa manifestação sua sobre mim e minha obra. Agradeço o carinho e consideração. Temos conversado por telefone e infelizmente não conversamos pessoalmente depois que me mudei em definitivo para o meu sítio. Mas, sinto muitas saudades de nossas longas coversas sobre arte e cultura brasileira, o assunto que mais amamos. Somos colecionadores e guardadores da memória cultural brasileira e nossas conversas sao sempre enriquecedoras para mim. Vou te enviar muitas fotos de nossas aventuras nos palcos e nos debates culturais que participamos juntos. Grande abraço do Jorge Mello

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Assis Angelo. Fiquei muito feliz com mais essa manifestação sua sobre mim e minha obra. Agradeço o carinho e consideração. Temos conversado por telefone e infelizmente não conversamos pessoalmente depois que me mudei em definitivo para o meu sítio. Mas, sinto muitas saudades de nossas longas coversas sobre arte e cultura brasileira, o assunto que mais amamos. Somos colecionadores e guardadores da memória cultural brasileira e nossas conversas sao sempre enriquecedoras para mim. Vou te enviar muitas fotos de nossas aventuras nos palcos e nos debates culturais que participamos juntos. Grande abraço do Jorge Mello

    ResponderExcluir
  3. Legal, Jorge.
    Sua obra é grande e bela que nem um trem de ouro
    PIUÍ, PIUÍ...

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS