Seguir o blog

domingo, 25 de setembro de 2022

CENSO DO IBGE FAZ O RETRATO DO BRASIL (2, FINAL)

Questões políticas impediram a realização do Censo demográfico em 1910 e 1930.
Em 1970, ano da realização do 8° recenseamento, os agentes do IBGE registraram o total de 93 milhões de habitantes. Esse censo deu o que falar, especialmente porque a Seleção Brasileira de Futebol papou o tricampeonato no estádio Azteca, no México. (confira vídeo acima)
A Seleção de 70 foi a melhor de todas, até aqui. Se Pelé já era grande, o rei da bola, com o Tri ficou maior. Bom, mas essa é outra história.
Não custa dizer, e é sempre bom dizer, que o Censo demográfico é de importância fundamental para que saibamos das belezas e misérias que habitam o nosso País. E o que o Censo nos dá é, sempre, um retrato minucioso das nossas realidades.
Em 2006, o IBGE publicou num grosso e primoroso volume a história do século 20. Título: Estatísticas do Século XX. Nessa obra se acha um apanhado geral de tudo que ocorreu no referido período. Nessa obra se acha uma bela entrevista com o economista paraibano Celso Furtado (1920-2004), feita pelo ex-presidente do IBGE (2004-2011) Eduardo Pereira Nunes. Já na primeira resposta à pergunta de Pereira Nunes, Furtado responde: “[...] O Brasil continua sendo uma constelação de regiões de distintos níveis de desenvolvimento, com uma grande heterogeneidade social, e graves problemas sociais que preocupam a todos os brasileiros”.
A entrevista completa pode ser acessada aqui.
Não custa lembrar que o Censo de 2010 trouxe à tona a realidade "do Brasil brasileiro", como diria o compositor e instrumentista mineiro Ary Barroso.
Os pesquisadores de campo identificaram, em 2010, cerca de 46% de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.
Os cegos totais, aqueles para quem os olhos nada enxergam, aproximavam-se da casa do milhão.
Há poucos dias recebi a visita de um agente do IBGE. Queria saber tudo de mim e tudo de mim eu lhe disse. Disse-lhe primeiramente que perdi a visão total depois de uma série de cirurgias. Descolamento de retina foi a causa que me deixou na escuridão, depressivo e afunhenhado. A CEGUEIRA NÃO É O FIM
Existem poucas músicas que tratam do Censo demográfico. Na verdade eu conheço só uma, aquela que a portuguesinha Carmen Miranda gravou no dia 27 de setembro de 1940 e lançada três meses depois. Autoria: Assis Valente. Gênero: Samba. Título: Recenseamento, gravada nos estúdios da Odeon.
A cantora potiguar Ademilde Fonseca também gravou em LP, 1989, o samba de Valente. Ouça as duas versões e diga qual a melhor:


Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS