Seguir o blog

domingo, 19 de abril de 2020

O POETA MAIS MUSICAL DO BRASIL (2)


Sem dúvida nenhuma, Manuel Bandeira foi o peota mais musical que o Brasil teve até hoje. Seus poemas começaram a ser musicados nos anos de 1920. O primeiro parceiro foi Villa-Lobos (1887-1959), que melodiou 14 poemas seus. Dentre esses, um que faz parte das Bachianas.
No correr da sua vida, Bandeira flertou o tempo todo com eruditos e populares.
O mineiro Jayme Ovalle, de Bandeira melodiou Modinha e Azulão.
Azulão virou clássico.
Vinicius de Moraes dizia que quando Ovalle chegava num ambiente, a temperatura subia 2 graus. Motivo? Ela dominava tudo, pela presença.
No primeiro LP do extinto grupo Secos & Molhados (Continental, 1973), que tinha à frente o cantor Ney Matogrosso trouxe, na faixa seis do lado B, o poema-cantiga Rondó do Capitão (ouvir, acima) musicado pelo paulista João Ricardo. Para a criançada, foi uma festa.




A poesia de Manuel Bandeira está na boca do mundo, cantada e declamada por muita gente bonita e competente como a gaúcha Mirianês Zabot.
Em 2009, Mirianês estreou, no teatro do Centro Cultural São Paulo o espetáculo Mosaico Foto-Prosaico. Nesse espetáculo ela declamou entre Disparada (Théo de Barros/Geraldo Vandré) e Reza (Marcelo Onofri/Raul Boeira), o poema Desencanto, de Bandeira. Ouçam:



Manuel Bandeira era baixinho e triste, desconjuntado como se diz lá no nordeste. Tocava violão e piano, mas nunca teve coragem de se apresentar em público como tal. Achava-se feio fisicamente.
Há, pelo menos 130 poemas de Bandeira musicados por artistas os mais diversos, incluindo Francisco Mignone, registrados no ECAD.
O poeta pernambucano também foi plagiado, até por Djavan. Mas essa é outra história...
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no dia 19 de abril de 1886. Sua obra é m-o-n-u-m-e-n-t-a-l.
Em 1968, a cantora lírica mineira Maria Lúcia Godoy gravou um LP inteiro interpretando Bandeira. Ouçam-na interpretando o 5º movimento das Bachianas Brasileiras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS