Seguir o blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

MISTÉRIOS DO UNIVERSO: O HOMEM NA LUA

Esse negócio de estatística é uma negócio danado, não é mesmo?
Aprendemos na escola que há 9 planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Agora os bidus da ciência dizem que há milhares, milhares e milhares de planetas fora do Sistema solar, no universo.
Há uns anos, descobriu-se um novo planeta no Sistema Solar. Esse planeta, é 2015 RR245, está há mais de 14 bilhões de km além do Sol.
O planeta 2015 RR245, foi descoberto num mês de Julho.
No dia 12 de Julho de 1997, os bam bam bans da NASA capitaneados por uma mulher, mandaram ao espaço o samba Coisinha do Pai, de Jorge Aragão, Almir Guineto e José Carlos da Vila, na voz da carioca Beth Carvalho. A ideia era fazer com que essa música acordasse um robô em Marte. Não sei no que deu, mas essa história deu samba na voz da própria Beth:



Existem já muitas músicas que falam dos planetas do Sistema Solar. Marte é o mais lembrado. Marte, no imaginário popular é o planeta cujos habitantes são todos verdinhos. A Elis, por exemplo, mandou ver nessa gostosa canção:



Há exatos 59 anos, o norte americano Neil Armstrong pôs os pés na cara da lua. Um horror! Ele disse: "um pequeno passo para o Homem, mas um grande salto para a Humanidade".
Eu tinha ali uns dezessete anos e vi tudo. 
Eu vi o homem pisar no solo lunar. Eu e muitos também viram e outros viram, mas dizem que não viram. E há quem não viu e garante, por isso, ou nem por isso, que foi tudo invenção do homem.
No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, há livros, revistas, jornais, folhetos de cordel et cétera. Claro, e músicas que tratam dessa temática. Ah! Achei legal a narração feita de toda  movimentação que levou o homem à Lua. Ouça essa história:



ODISSÉIA

Meu amigo Tinhorão, que todo mundo conhece, bateu hoje à minha porta aperreado. Sua aperreação tinha a ver com um nome e um telefone. O nome: Eduardo Pontin. Eduardo foi a pessoa que prefaciou o mais novo livro de Tinhorão Primeiras Lições de Samba, acho, que acaba de sair com a chancela do Instituto Cultural Glória ao Samba. Ele e Pontim estarão semana que vem em Curitiba, PR, na festa de lançamento desse livro, só que Tinhorão não lembrava o nome de Pontim e tampouco seu telefone. E aí foi minha vez de me aperrear. Após peripécias de um cego ao telefone, que sou eu, acionei o querido Ayrton Munhaini. E aí pronto! Essa história terminou bem. Falei com Pontin que falou com Tinhorão. E tudo foi risada.

Um comentário:

  1. Assis, essa história da música foi contestada por uma outra engenheira brasileira da NASA. Ela disse que Coisinha do pai foi ouvida só pelo pessoal interno, não foi pro espaço. Essa versão está no meu livro Mulher brasileira em primeiro lugar. A engenheira que teria colocado a música é Jacqueline Lyra e a outra Rosaly Lopez-Gauthier!

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS