Seguir o blog

sábado, 20 de julho de 2019

HOJE É DIA DE HOMEM NA LUA


O sonho do homem foi voar, desde Ícaro.
Depois de dar asas à imaginação, o brasileiro de Minas Gerais, Santos Dumont (1873-1932) mostrou ser possível realizar esse sonho.
Grandes potências como Rússia e Estados Unidos, fecharam a cara e partiram em conquista do espaço.
Os russos por pouco não chegaram antes dos norte-americanos à lua.
Os americanos pisaram no solo lunar no dia 20 de julho de 1969, um dia como o de hoje.
Após o feito dos tripulantes da Apollo 11 (Michael Collins, Edwin Aldrin Jr. e Neil Armstrong), o mundo poderia ter ficado melhor. Mas não ficou, como vemos.
Entre 1969 e 1972, foram realizadas seis idas de americanos à lua. Agora o Trump quer retomar essas viagens. É, como ele diz, espécie de treinamento para se pisar em Marte. O feito de Collins, Aldrin e Armstrong ganhou estupefação naquele 20 de julho. Todas as revistas, jornais, rádios, TVs etc. registraram o fato. 
Pesquisa recente da Datafolha diz que 7% dos brasileiros, algo em torno de 11 milhões acham que a Terra é plana. Esse assunto é antigo. Os pré-socráticos também achavam isso, mas Pitágoras 5 ou 6 séculos antes de Cristo já cria no contrário, como Copérnico (1473-1543).
No acervo do Instituto Memória Brasil se acham muitas reportagens (acima) e entrevistas sobre o assunto. No tocante à discografia, o acervo do IMB também guarda relíquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS