Seguir o blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

EU E MEUS BOTÕES (50)

"Estou preocupado, muito preocupado seu Assis", começou o botão poeta de plantão Zilidoro.
Eu quis saber o que tanto preocupa Zilidoro. E ele: "Estou preocupado com os rumos que a política está tomando. O Bolsonaro está arquitetando nos bastidores. E isso me preocupa. É isso o que me preocupa!".
Zoião pediu a palavra pra perguntar se eu já trabalhara na rádio Jovem Pan. Sim, eu disse. Trabalhei na rádio Jovem Pan em anos do século passado. E Zoião: "A Pan era tão direitísta como hoje?".
Além de direitísta, foi falando Barrica, "a rádio Jovem Pan está jogando fora sua história, sua imagem de grande emissora de rádio do País. Além de marchar junto com os milicos e ex-milicos golpistas, a Pan e seus repórteres e colaboradores mentem, deturpam as notícias. E isso é grave, muito grave!".
Jão pediu licença pra dizer que várias entidades democráticas estão se manifestando a favor da democracia e da verdade. E destacou um trecho do manifesto assinado por entidades como Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas: "Lamentamos que, neste momento, esse conceito esteja sendo usado de forma tão deturpada por veículos de comunicação, principalmente concessionários públicos, na tentativa de levarem à frente uma espécie de vitimismo tacanho e obterem licença para continuarem a mentir, difamar e avariar os pilares do regime democrático". Respirando fundo, Jão contou que jornalistas de todo canto estão se manifestando contra os absurdos transmitidos pela Pan: "Repudiamos toda e qualquer forma de censura e não admitimos que a liberdade de expressão seja distorcida para permitir a prevalência de mentiras na campanha eleitoral".
O botão alagoano Zé disse que também está preocupado: "Ora, ora, e a Pan anuncia aos quatro ventos que está sendo censurada pelo TSE. É mentira, é mentira, é mentira! As pessoas de bem deste nosso país precisam se manifestar e assinar o documento intitulado Manifesto de apoio à democracia".
Balançando a cabeça, irritado, Mané disse que viveu um pedaço da ditadura militar no Brasil. E gritando: "DITADURA NUNCA MAIS! DITADURA NUNCA MAIS!".
De repente ouviu-se o barulho de um chute na porta. Era Lampa, bradando: "AQUI TEM MACHO! AQUI TEM MACHO!". 
O espanto foi geral. Biu caiu na risada, sem se conter: "Esse Lampa! Esse Lampa não tem jeito!".
Não pude também deixar de rir. A cena além de engraçada, era ridícula. 
Zilidoro disse algo como "Esse Lampa é um maluco!".
Lampa, com uns quilos a mais e a barba mal feita, olhou na cara de Zilidoro e disse: "Maluco aqui é você e o feladaputa do Bolsonaro".
Pedi calma. Um problema não se resolve com outro problema. É preciso analisar direitinho o problema que nos incomoda. É claro que a Jovem Pan é um problema extremamente incômodo para as pessoas de bom senso...
"Mas ela não pode se comportar desse jeito, contra o povo e a democracia", interrompeu-me Zoião. Mané acrescentou: "O Zoião tem razão e não custa lembrar que a Pan é uma concessão do governo. E essa concessão não é de hoje é desde muito tempo".
"Numa boa, seu Assis? A Pan com essas maluquices, provoca humor e ódio. Humor porque chega a ser engraçado as mentiras que inventa e ódio porque ódio é ódio. O ódio está saindo da cabeça de Bolsonaro e afetando a cabeça das pessoas. Isso é triste, muito triste e preocupante", disse Zilidoro.
Bom pessoal, a conversa tá boa, mas por hoje é só. 
"Seu Assis! Seu Assis! Eu posso compartilhar com seus leitores o Manifesto 'Fake news não é notícia. Desinformação não é jornalismo', assinado por entidades democráticas como o Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo?", pediu Jão.
Claro!

https://www.sjsp.org.br/noticias/fake-news-nao-e-noticia-desinformacao-nao-e-jornalismo-1d3e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS