Seguir o blog

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O HOMEM NA LUA

O homem esteve na lua, sim.
A primeira vez que isso ocorreu foi num dia como hoje, há exatos 40 anos.
Entenda-se: como hoje, mas um domingo.
Lembro perfeitamente.
Eu estava em Timbaúba, cidadezinha beleza de Pernambuco distante cerca de 80 quilômetros da capital Recife. Numa barbearia de esquina, junto da pracinha central cercada por timbaúbas e perto da Rua das Flores, onde menininhas de vida fácil davam alegria a menininhos de vida difícil, como eu.
Nem sei se ainda existe essa rua.
Faltavam dois meses e 7 dias para o papai aqui completar 17 anos.
Cheio de curiosidade, me plantei numa roda de gente incrédula, de boca aberta.
Diante de nossos olhos e num silêncio danado, um aparelho de televisão mostrava em branco e preto o módulo lunar Apollo11, o Águia, descendo no Mar da Tranquilidade, a mais ou menos 6 quilômetros do ponto previsto pelos cabeções da NASA.
O tempo era bom, de sol, e o jornal dizia que a lua estava na sua fase de quarto- crescente.
Hora? 15h17, pelos relógios da costa leste dos Estados Unidos da América ou 20h17 por Greenwich. Pelos relógios de Brasília, 17h17.
Amanhã eu falarei um pouco mais sobre a ida do homem à lua e o que isso gerou no campo da música popular, por exemplo.
Amanhã teremos também Plocas & Boas.
Ah! Um pedido: opinem sobre o que escrevo neste blog, diretamente neste blog, ao invés de fazê-lo através do meu email. Assim entendo que todos compartilharão e, quem sabe, poderemos até pôr o Brasil popular em discussão. Que tal?

Um comentário:

  1. Vou comentar e também questionar!
    Não era mais tarde não? Tenho na memória que era mais de noitão, quase meia-noite, aliás horário mais propício para o seu "footing" na tal da Rua das Flores.
    Abraços.
    Júbilo.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS