Seguir o blog

sábado, 17 de outubro de 2009

IRMÃOS GRIMM, MÚSICA, CORDEL E SBT

Desde quarta 14 se acha aberta à visitação pública a exposição Quem Quiser que Conte Outra, no SESC Santana. A mostra é referente ao mundo encantado dos irmãos Grimm. Entrada livre de terça a sexta, entre as 8 e 21h30, até o dia 28 de fevereiro de 2010. Aos sábados das 10 às 21h30 e domingos e feriados, das 10 às 20.
Os famosos irmãos foram os responsáveis, digamos, pelo resgate feito da boca do povo dos personagens infantis Gata Borralheira, Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Polegar, João e Maria e Rapunzel.
O projeto cenográfico é assinado por Aby Cohen e Lee Dawkins.
Lê-se no release que me mandam que a exposição se estende por vários espaços da unidade de Santana:na entrada, no túnel da piscina, no deck, nas áreas de Convivências 1 e 2, no quiosque, no jardim. Com o objetivo de utilizar materiais que possam ser doados ou reaproveitados posteriormente, os cenógrafos construíram a maioria das peças em papelão, arame e estruturas modulares em alumínio de alta resistência (Box Trans). Pedido do SESC aos artistas era não caracterizar os personagens, apenas dar referências, sem evidenciar os detalhes da parte física. Mais informações pelos telefones (11) 3885-3671 e 9948-5355 ou pelo e-mail: adriana@artepluralweb.com.br
♦Arievaldo Viana, um dos mais importantes cordelistas do País, manda avisar que a Edições Demócrito Rocha está lançando em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará uma coleção especialmente dedicada a um dos principais agentes no processo da leitura e do aprendizado: o professor. Entre contos, crônicas, poesia, cordel, oralidade e outros gêneros, o projeto Fábrica de Leitores reúne 20 títulos destinados aos estudantes das séries iniciais (1ª e 2ª) de escolas da rede estadual de ensino cearense. Arievaldo explica:
“São crianças entre seis e oito anos residentes nos 36 municípios com as menores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Mantido pelo Ministério da Educação, o IDEB associa o desempenho e a taxa de aprovação nas escolas. O resultado reflete o nível de alfabetização e aprendizagem em todo o País”.
Ao todo 2.546 educadores serão beneficiados com o projeto, que tem aprovação do Minc. A coleção Fábrica de Leitores traz livros escritos e ilustrados por “gente da terra”. De forma criativa, eles apresentam narrativas tradicionais (A Lenda do Labirinto, de Audifax Rios e Suzana Paz), fantasia (A Batalha de Jericoacoara, de Daniel Adjafre e Ronaldo Almeida), histórias de trancoso (Um Sapo Dentro de um Saco, de Marcos Mairton e Eduardo Vieira), causos populares (Dona Baratinha e seu Casório Atrapalhado, de Arievaldo Viana, Selma Ginêz e Marisol Albano).
♦O meu amigo Flávio Tine convida: show amanhã 18, às 11h30, do Quarteto de Violões Quaternaglia, no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho, à Rua Vergueiro, 1000. Preço na faixa 0800, isto é: grátis.
O quarteto é integrado por Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Paola Picherzky e Sidney Molina.
Borá todos?
♦Numa hora qualquer depois das 14:15, estarei hoje no SBT falando sobre o meu novo livro, Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa. O grupo, o mais antigo em atividade profissional do mundo, também foi entrevistado. A repórter que gravou comigo, Renata Caetano, disse que a matéria, de uns 10 minutos, ficou muito legal, “e que até a Marlene Matos, diretora do programa do Netinho, gostou”. Vamos conferir?

Um comentário:

  1. Você postou a nota no sábado, às 13h47; ou seja, meia hora antes de sua entrevista ir ao ar. Isso é o que eu chamo de "noção perfeita do tempo da bola": como eu não fico abrindo seu blog de hora em hora, perdi a entrevista!

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS