Seguir o blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

DIA DO APERTO DE MÃO E DE SÃO LUÍS GONZAGA

Hoje é o dia do aperto de mão, sabia?
Essa história de aperto de mão vem de tempos de antanho.
De tempos imemoriais.
Ou seja: vem dos tempos que o homem, o ser humano, teve a idéia fantástica de civilidade e compromisso entre si, entre raças.
Compromisso de aproximação em paz, sem briga, sem violência, pois nos primórdios da Humanidade briga e guerra eram enfrentamentos comuns e quase sempre sem trégua.
Aliás um pouco ainda como o hoje, onde prevalece a lei dos mais fortes pela cartilha do Capitalismo.
Mais aí foram criadas regras, normas, constituições.
A nossa Constituição, por exemplo, prega que somos iguais perante a lei.
O aperto de mão, portanto significa respeito e lealdade.
Mas cada mundo neste planeta tem uma cultura própria, e essa é outra história.
Hoje também é dia do início do inverno. E de São Luiz Gonzaga, o padroeiro da juventude e dos estudantes.
Você conhece esta oração?
“Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS