- Você sabia que “Rapaziada do Brás”, com “z” no original, foi a primeira música dedicada a um bairro da cidade e que seu autortinha apenas 15 anos de idade quando a compôs?
- Você sabia que o autor de “Rapaziada do Brás”, Alberto Marino, era violinista e assinava suas obras com o anagrama Bertorino Alma, também nome de um sexteto criado por ele no início dos anos de 1920?
- Você sabia que “Rapaziada do Brás” ganhou letra em 1960, a pedido do cantor argentino naturalizado Carlos Galhardo e quem a compôs foi Alberto Marino Jr.?
- Você sabia que Alberto Marino Jr. foi promotor e desembargador do Estado de São Paulo e que ele atuou em mais de 300 sessões do Tribunal do Júri?
- Você sabia que Alberto Marino Jr. levou à cadeia o Bandido da Luz Vermelha e um de seus filhos, o juiz da Vara das Execuções Criminais Alberto Marino Neto, foi quem o libertou, em 2009?
- Você sabia que a letra do samba “Ronda”, do paulistano Paulo Vanzolini, tem sido cantada e gravada incorretamente até hoje?
- Você sabia que Paulo Vanzolini é um biólogo muito respeitado no mundo, com PhD em Harvard e também membro da Academia Brasileira de Ciências, desde 1963?
- Você sabia que Paulo Vanzolini foi diretor por muitos anos do Museu de Zoologia da USP, cuja biblioteca ele formou com os direitos de autor pelo samba “Ronda”?
- Você sabia que a cantora Laura Okumura participou do filme de suspense A Dama do Cine Xangai, cantando “Ronda”, em japonês?
- Você sabia que Mary Buarque foi professora de piano de Inezita Barroso, a primeira cantora a gravar o samba “Ronda”, em 1953, no seu 2º disco de carreira?
- Você sabia que Inezita Barroso foi professora de piano e folclore em duas universidades de São Paulo?
- Você sabia que a valsa “Lampião de Gás”, lançada por Inezita em 1960, ganhou versão em japonês de Kikuo Furuno, gravada por Yoko Abe, nos tempos dos discos de 78 RPM?
- Você sabia que a letra do samba “Trem das Onze” ficou engavetada por cinco anos e quem a desengavetou a pedido do produtor Braz Baccarin foi Arnaldo Rosa, um dos fundadores do conjunto Demônios da Garoa?
- Você sabia que o rei do baião, Luiz Gonzaga, faz referência a São Paulo em cinco músicas e que até lançou um LP intitulado SP: QG do Baião, em 1971?
- Você sabia que o sanfoneiro pernambucano Dominguinhos gravou até hoje apenas uma rancheira, "A Moça do Metrô”, com letra do jornalista Elias Miguel Raide?
Há muitas informações históricas e curiosiddes na instalação multimídia Roteiro Musical da Cidade de São Paulo, no Sesc Santana.
Você vai gostar.
Embora a mostra permaneça aberta à visitação pública, gratuitamente, até o dia 1º de abril próximo, o mesmo não ocorrerá com a maioria das atrações. Os ingressos para o show de abertura, por exemplo, a cargo da mais expressiva cantora de São Paulo, Inezita Barroso, já estão completamente esgotados. Corram: Tom Zé é a próxima atração.
Seguir o blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
POSTAGENS MAIS VISTAS
-
Coisas da vida. Zica Bergami, autora da valsinha Lampião de Gás partiu. Tinha 97 anos completados em agosto. O caso se deu ontem por volta d...
-
http://www.youtube.com/watch?v=XlfAgl7PcM0 O pernambucano de Olho da Agua, João Leocádio da Silva, um dos mais inspirados compositores...
-
Cegos e demais pessoas portadoras de deficiência, seja ela qual for, come o pão que o diabo amassou. Diariamente. SER CEGO É UMA MERDA! Nã...
-
Este ano terrível de 2020 está chegando ao fim, sem deixar saudade. Saudade é coisa que machuca, que dói. É uma coisa que Deus botou no mund...
-
Intriga, suspense, confusão, mentira, emoção atentado contra a ordem e a lei e otras cositas mas . O cantor, compositor e instrumentista To...
-
Escondidinho de carne seca e caldinho de feijão antecederam o tirinete poético travado ao som de violas repentistas ontem à noite, na casa ...
Boa Assis,
ResponderExcluirforte abraço do amigo
Claudio Sá