Seguir o blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

OLIVEIRA DE PANELAS DEU AULA NO SESC

Uma belíssima e completa aula de poesia, incluindo explicações e demonstrações de técnica, sensibilidade e talento ao som de viola nordestina foi feita ontem à noite, ao vivo, no espaço chamado “Arena” da exposição Roteiro Musical da Cidade de São Paulo, instalada e aberta à visitação pública na área de Convivência II do Sesc Santana, à Av. Luiz Dumont Villares, 579, desde o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade fundada pelo jesuíta espanhol José de Anchieta, em 1554.
A aula foi assistida por uma seleta e atenta platéia, que incluiu um dos craques do jornalismo televisivo brasileiro Paulo Panayotis, ex-correspondente da Record, em Londres.
O professor que nos transmitiu a magnífica aula foi o poeta improvisador Oliveira Francisco de Melo, conhecido mundo a fora por Oliveira de Panelas, que aparece aí ao lado no clique histórico de Darlan Ferreira, junto comigo (de chapéu) e a produtora cultural Andrea Lago; a cantora Vera Lima e o referido Panayotis, mais a assessora de Oliveira para assuntos poéticos, Marina.
"Panelas" foi adotado por Oliveira como “sobrenome” artístico por ser assim denominada a cidade onde ele nasceu no dia 24 de maio de 1946, com uma população hoje estimada em pouco mais de 25 mil habitantes e localização no Agreste pernambucano.
Quem perdeu a oportunidade de ver Oliveira ontem em ação na “Arena” lá em cima citada, tem hoje a última oportunidade de vê-lo, a partir das 21 horas, no teatro do Sesc que acolhe a exposição Roteiro etc.
Oliveira fará uma performance com o rapper Nelson Triunfo, considerado por muita gente como um dos mais expressivos representantes do hip hop em São Paulo. Detalhe: Nelson, como Oliveira, é nordestino, só que da cidade de Triunfo, localizada no Sertão pernambucano, a região do Pajeú-berço de tantos repentistas importantes, como Otacílio Batista e seus irmãos geniais, Louro e Dimas, já habitantes do espaço celestial.
Quer ter uma ideia do que ocorreu ontem, à noite, no Sesc?
Então clique e veja, além disso, uma pequena retrospectiva de Roteiro Musical da Cidade de São Paulo, editada pelo especialista em áudio e vídeo Darlan Ferreira.
Essa mostra no Sesc já contou com a presença de cerca de 30 mil visitantes e artistas que se apresentaram na "Arena", no Deck e no Teatro, entre os quais Inezita Barroso, Tom Zé e banda; grupos Samba da Vela e Samba de São Mateus; integrantes do coletivo de chorões de Sampa, Sincopado; Osvaldinho da Cuíca, Altamiro Carrilho, Mario Albanese, Paulo Vanzolini, Eduardo Gudin, Fabiana Cozza, Passoca, Roberto Seresteiro, maestro Livio Tragtemberg e Orquestra das Ruas de São Paulo; Elzo Augusto, Vanguarda Paulistana (Na Ozzetti, Wandi Doratiotto, Carlos Careqa, Anelis Assumpção), Peri Pane, Edgard Scandurra, Arrigo Barnabé, Sebastião Marinho e Costa Senna:

Um comentário:

  1. Parabéns por tudo. Gosto de vídeo assim, simples, que serve para o que foi feito. Não estive lá nesse dia mas posso dizer que participei de alguma forma.
    Abraço de um paulistano que conheceu um pouco mais da sua cidade, através da sua exposição e dedicação.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS