Seguir o blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

IDADE MÉDIA, SECA E RONIWALTER JATOBÁ

Foi no dia 29 de maio do ano de 1453 que se iniciou o período da chamada Idade Moderna.
A data marca o fim da Idade Média depois de três tempos, pelo menos.
O marco é a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.
A defesa dessa data como início da era moderna é dos franceses, que levariam para o mundo a ideia de democracia, após a queda ou tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789.
Mas os portugueses não aceitam isso.
Para os portugueses, a era moderna começa com a conquista de Ceuta, cidade islâmica localizada no Norte africano, em 1415.
Foi nessa guerra que o poeta Camões foi atingido por uma flecha perdida e perdeu um olho.
Mas isso é apenas um detalhe.
Importante mesmo é o que meu amigo Roniwalter Jatobá acaba de me dizer, via fone: que esteve durante três dias em visita a sua terra, a Bahia.
Palestrou para estudantes da escola onde aprendeu as primeiras letras: Colégio Augusto Galvão.
Sua presença na escola motivou a direção a fretar um ônibus e levar 40 meninos e meninas para conhecer a região de Campo Formoso, BA.
Roni foi o guia.
Guia do roteiro que ele escreveu sobre a Montanha Azul.
Viagem à Montanha Azul é o título de um de seus livros infantojuvenis, lançado originalmente em 1982 e depois relançado várias vezes (reprodução da capa da edição da Global).
Uma grande tristeza aguardava Roni e os estudantes: a seca braba que está acabando de novo com o Nordeste.
“Chorei, meu amigo”, ele acaba de me dizer.
“Nunca vi tanta tristeza junta na terra que me inspirou a escrever Viagem à Montanha Azul”.
A montanha azul fica no sertão baiano.
MORTE
E Roni ainda me diz:
“O nosso amigo Souza Lopes acaba de morrer”.
Souza Lopes era poeta e advogado, de origem também baiana.
Que Deus o tenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS