Seguir o blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VIVA PÉRICLES!

Há 89 anos completando-se hoje, nascia o cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, famoso pelo nome e pelo personagem Amigo da Onça (aí ao lado) criado em 1943, no Rio de Janeiro, diretamente para as páginas da revista O Cruzeiro, dos Diários Associados.
O Amigo, explicaria depois Péricles, surgiu da conversa entre dois caçadores, esta:
- O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
- Ora, eu dava um tiro nela.
- Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo, hein?
- Bom, então eu matava a onça com o meu facão.
- E se você não tivesse facão?
- Eu apanhava um pedaço de pau bateria nela até mata-la.
- E se você não tivesse nenhum pedaço de pau à mão?
- Ora, eu subiria numa árvore para me proteger.
- E se não tivesse árvore por perto?
- Eu sairia correndo, fugiria.
- E se o medo te paralisasse?
- Ora, porra, você é meu amigo ou amigo da onça?
Como o compositor piauiense Torquato Neto, Péricles suicidou-se depois de trancar-se no seu apartamento e abrir o gás do fogão, isso na noite de 31 de dezembro de 1961.
Com Péricles, morreu também o Amigo da Onça.
Clique:
DESIGN
O agitador cultural da Praça Benedito Calixto, Edson Lima, telefona para informar que o Instituto Europeo di Design (rua Maranhão, 617, Higienópolis) realiza a partir de amanhã, e até o próximo dia 18, o I Festival do Livro de Design e do Design do Livro, com feira e programação especiais. Representantes das editoras Cosac Naify, Gustavo Gili (Espanha), Blucher, Bookman (Grupo A), Senac, Senai, Sesi, Martins Fontes, Perspectiva, entre outras, participarão do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS