Seguir o blog

domingo, 1 de junho de 2014

VIVA HENFIL!

Num bate-papo informal comigo e Ivan Concenza, filho do cartunista Henfil, o senador Eduardo Suplicy (acima, no clic  de Andrea Lago) anunciou ontem à tarde no Espaço Cultural Plínio Marcos da praça Benedito Calixto, em Pinheiros, que será candidato à reeleição por São Paulo em outubro que vem, por decisão do todo poderoso Luís Inácio Lula da Silva.
Nosso encontro foi feito por iniciativa do agitador cultural Edson Lima, para uma troca de ideias e lembranças sobre Henfil, artista de texto e traço de grande originalidade.
Além de destacar a importância de Henfil nos movimentos sociais, incluindo a campanha por eleições diretas no começo dos anos de 1980, o senador recordou seu primeiro encontro com a cantora e ativista política norte-americana Joan Baez e a admiração que nutre pelo paraibano Geraldo Vandré, de quem na ocasião cantarolou Caminhando, guarânia que marcou a época dos festivais de música popular ao empatar com a canção Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque de Holanda.
Ivan lembrou particularidades do pai, tanto como cidadão quanto como artista com atuação marcante nas diversas mídias de sua época, inclusive a TV Globo.
Da minha parte lembrei, entre outras coisas, de passagens que tive com ele; como a vez que o convidei junto com os sanfoneiros Sivuca e Oswaldinho do Acordeon para uma entrevista na Rádio Mulher que existia ali no bairro paulistano de Santo Amaro, onde eu apresentava um programa dentro de outro programa direcionado a questões ambientais e que tinha como titular a minha querida conterrânea e atriz Cacilda Lanuza.
O causo  foi o seguinte: dirigindo um fusquinha com Sivuca e Oswaldinho no banco de trás, ao seu lado eu ia indicando o caminho a seguir. Eu dizia, por exemplo: agora à esquerda (e apontava com a mão direita), à direita etc. Aí houve uma hora que ele parou o carro no acostamento e tirando um sarro, comentou:
- Vocês nordestinos são de lascar, falam pra pegar à esquerda, quando é à direita; à direita, quando é à esquerda. Assim não dá!
Grande Henfil!
Clique:
FONÉSIO DANTAS
Partiu ontem para a Eternidade o irmão caçula do amigo jornalista Audálio Dantas, Onésio,  aos 76 anos de idade. Onésio, que era alagoano de Tanque d`arca como o irmão e a irmã, Olga, passou mal ontem à noite e ao ser levado para o hospital, morreu. Nossos pêsames à família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS