Seguir o blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

VIVA VANJA ORICO!

O câncer é morte, e como tal uma "coisa".
O câncer é morte, e como tal intratável.
No mundo, há gente boa e gente ruim.
Gente ruim é intratável.
Na literatura universal, a morte é referida como uma senhora muito feia. Essa senhora, é mais feia do que qualquer bruxa do mal. Ela, toda maltrapilha, carrega às costas uma foice muito bem amolada. E dela ninguém escapa, nem as estrelas como Vanja Orico.
Já escrevi diversas vezes sobre a importância da cantora e atriz carioca Vanja Orico. 
Em 2009 escrevi, por exemplo:
Comecei a blogar textos de forma tímida e descontinuada, sem pretensão.
O primeiro que escrevi foi sobre a atriz e cantora carioca Vanja Orico, de batismo Evangelina, cuja fala a respeito de suas experiências mundo a fora eu mediei na tarde de 26 de março de 2009, para pequena – e seleta – plateia na área de convivência da unidade Sesc Vila Nova http://assisangelo.blogspot.com.br/2009/04/dia-da-mentira.html
Vanja, estrela do filme O Cangaceiro, clássico de Lima Barreto, foi a primeira e única atriz brasileira e da América do Sul a ser dirigida pessoalmente por Federico Fellini (Mulheres e Luzes) na Itália, em 1950.
A sua discografia é extensa.
A primeira música que ela gravou, em abril de 1953, foi Sodade Meu Bem Sodade, de Zé do Norte, pseudônimo do paraibano de Cajazeiras Alfredo Ricardo do Nascimento (1908-79).  
De batismo Evangelina, a artista que ficou conhecida no mundo todo como Vanja Orico deixou um legado muito importante para a cinegrafia mundial.
Ela nasceu 15 de novembro de 1931 e morreu ontem, vítima de câncer.
A cultura brasileira, sem ela, fica mais pobre.

PARABÉNS
Ontem foi um dia de festa para a jornalista Luciana Freitas e seus amigos. Motivo: Seu aniversário, que foi compartilhado com grande animação no espaço de comes e bebes num shopping da capital paulista. Com ela estiveram cantando parabéns a filhona Carol, o pai Eli, as irmãs Elaine e Viviane, os primos Sidnei e Shirlei, o companheiro Maurício e sua filha Tatá, a jornalista Rosely Tardeli (a primeira apresentadora do programa Roda Viva da TV cultura) e mais uma multidão de gente bonita. Tin, tin, viva Luciana!

Luciana é a titular do portal Por Dentro da Mídia: http://pordentrodamidia.com.br/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS