Seguir o blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O QUE É SAUDADE?

Quem nunca sentiu saudade, mesmo sem saber que saudade é saudade? Hoje, 30 de janeiro, é o dia da saudade.
São latinas as raízes da palavra saudade. Como expressão, saudade só existe na língua portuguesa e na galega.
Cabeções, tradutores, estudiosos, de várias partes do mundo reuniram-se há alguns anos para descobrir as palavras de mais difícil tradução. Dentre todas as línguas, centenas, milhares, saudade apareceu como a sétima palavra mais difícil de traduzir.
É muito fácil você meu amigo, você minha amiga, quando digo "estou com saudade".
O que é saudade? 
Saudade é a ausência de alguém querido, de uma história bonita e triste, ou não. 
Saudade, uma vez me disse quando perguntei, Adoniram Barbosa: é um bichinho que rói, que rói o nosso coração.
Tem até uma música que diz: "a saudade mata a gente, morena...", ouça:




O poeta nordestino Antonio Pereira de Moraes partiu para a Eternidade depois de ficar conhecido como o poeta da Saudade. É dele este poema:

Saudade é um parafuso
Que na rosca quando cai,
Só entra se for torcendo,
Porque batendo num vai
E enferrujando dentro
Nem distorcendo num sai.

Saudade tem cinco fios
Puxados à eletricidade,
Um na alma, outro no peito,
Um amor, outro amizade,
O derradeiro, a lembrança
Dos dias da mocidade.

Saudade é como a resina,
No amor de quem padece,
O pau que resina muito
Quando não morre adoece.
É como quem tem saudade
Não morre, mas não esquece.

Adão me deu dez saudades
Eu lhe disse: muito bem!
Dê nove, fique com uma
Que todas não lhe convêm.
Mas eu caí na besteira,
Não reparti com ninguém.

Quem quiser plantar saudade
Primeiro escolha a semente
Depois plante em lugar seco
Onde brota o sol mais quente
Pois se plantar no molhado
Quando nascer mata a gente.

                         Antônio Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS