Seguir o blog

quinta-feira, 2 de maio de 2019

DA VINCI, 500 ANOS

Bolsonaro quando abre a boca é quase sempre prá dizer besteira. Quando não diz coisa fora da hora. Nesse último dia do Trabalho, por exemplo, ele não falou sobre o trabalhador. Essa pauta não foi aberta por ele, preferindo tecer loas sobre a liberdade econômica. E os direitos do trabalhador, hein? Enfim, são mais de 13 milhões de pessoas sem trabalho. Se levarmos em conta que um pai de família sustenta a mulher e o filho, teremos aí 40 milhões de brasileiros e brasileiras comendo pão amassado para não morrer de fome. Eh, Bolsonaro...
Há pouco o Ministério da Educação tinha como titular um colombiano que mal e mal falava sua própria língua. Esse caiu e no seu lugar entrou um cara que, segundo dizem, passou grande parte da sua vida sobrevivendo de renda via Bolsa de Valores. Quer dizer, trabalho mesmo que é bom...Esse aí, de nome enrolado, diz que chega ao posto de ministro para mudar a educação dos brasileiros. Prá começo de história diz que vai cortar 30% do orçamento das universidades públicas. Isso é grave. Ele disse também que vai economizar nos custos do ENEM. De 500 milhões, cortaria tudo isso para apenas 500 mil. Falou isso cheio de pompa, se auto-vangloriando. Mas os administradores do Ministério acorreram dizendo, em nota, que isso seria impossível. E o tal ficou na moita.
Mas na verdade meus amigos, minhas amigas, não era sobre isso que eu ia falar. Eu ia lembrar do tempo em que fiz artes plásticas na Universidade Federal da Paraíba. E Música. Esses cursos, porém, prá mim ficaram incompletos por que a tempo descobri que talento, mesmo, eu tenho de sobra é prá bater palmas para os artistas como João Câmara Filho e Leonardo Da Vinci.
Da Vinci tornou-se um dos mais importantes pintores renascentistas, embora fosse também matemático, cientista, engenheiro, poeta, músico. Até inventor o cabra foi.
Entre 1503 e 1506, Da Vinci fez uma das obras mais famosas do mundo em todos os tempos: Monalisa, também conhecida como Gioconda. Esse quadro é um óleo sobre madeira, que mede 77x53. Pequeno no tamanho e grande na importância.
O sorriso de Monalisa é incrível e indecifrável. Homem ou mulher, ou a mistura dos dois gêneros, não sei.
Leonardo Da Vinci era italiano, nasceu em 1452 e morreu no dia 2 de maio de 1519. Há exatos 500 anos.
A obra de Da Vinci nos remete a religião católica, a Cristo, Deus, aos apóstolos, o mesmo pode ser dito a respeito da obra do alemão Sebastian Bach (1685-1750).
O menestrel Elomar Figueira Mello, baiano, é louco por Bach, mas essa é outra história. 
As canções de Bach são até hoje interpretadas no mundo todo por todo mundo. Ouçam Toquinho fazendo variações em Jesus, Alegria dos Homens:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS