Seguir o blog

sábado, 11 de abril de 2020

É TEMPO DE COMER PEIXE E REZAR. ALELUIA!

O Natal de 2019 passou e deixou conosco o Coronavírus e sua cria, a Covid-19.
O carnaval de 2020 passou e deixou conosco a quarta-feria de cinzas, que gerou Quaresma, que virou Páscoa, que gerará o Pentecoste.
Hoje 11 é sábado de Santo, de Aleluia. Amanhã 12 é domingo de Páscoa. Quer dizer, o dia em que nós Cristãos comemoramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. É isso, acho.
Essas são lembranças que trago comigo desde meus tempos de coroinha. Pois é, ajudei missa rezada  pelo padre Camilo e pelo padre Eugênio, esse último o primeiro a se casar no Brasil.
A Páscoa é renovação provocada pela reflexão que devemos fazer sobre a nossa vida e comportamento.
Ajudar o próximo faz bem. Aprendi isso desde menino.
Lembro-me nesta hora da minha avó Alcina e da minha tia Benedita.
Minha mãe morreu quando eu tinha três ou quatro anos de idade. Exatamente um ano depois, uma segunda-feira, meu pai foi-se. Ela chamava-se Maria, ele Severino. Sinto saudades dos meus pais e das pessoas que criaram, dona Alcina e dona Benedita. Todos esses hoje, no céu. E pra lá um dia irei, acho.
Aprendi que as pessoas boas vão para o céu.
Aprendi também que o céu e o inferno fazem parte de um mesmo plano. Tem até um ditado que diz: "Aqui se faz, aqui se paga".
A Quaresma dura 40 dias e é uma data móvel do calendário gregoriano.
Quaresma tem há ver com 40 dias.
Quarentena também tem há ver com 40 dias. Essa expressão, aliás, nasceu na Itália do século 14.
Acredita-se que a origem da expressão quarentena deva também estar ligada ao tempo de resguardo feminino.
É tempo de comer peixe e rezar.
Sempre é tempo de comer peixe e rezar. E ouvir boas músicas, como Aleluia, de Handel. Ouçam:




Um comentário:

  1. Assis, vamicê é uma TORRE(s) que carrega uma história do tamanho dum bonde! É gratificante ler suas publicações

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS