Seguir o blog

sábado, 26 de dezembro de 2020

ALTEMAR DUTRA, 80 ANOS

Eu conheci o cantor mineiro Altemar Dutra de Oliveira em São Paulo, pouco tempo antes de ele morrer num palco, em Nova York.
Altemar Dutra foi um cantor de voz poderosa como Chico Alves, Orlando Silva e Nelson Gonçalves.
O Chico morreu exatamente no dia, mês e ano em que eu nasci em João Pessoa, PB.
Encontrei-me com Nelson muitas e muitas vezes. Ele gostava de whisky, eu também.
Com Altermar, eu não tive convivência.
Nascido em outubro de 1940, há 80 anos portanto, Altemar teve uma carreira curta com uma grande quantidade de músicas gravadas: mais de 400.
Ninguém lembrou dos 80 anos de nascimento de Altemar, chamado de o Rei do Bolero.
Altemar Dutra começou a gravar discos em 1963.
A carreira artística de Altemar Dutra durou exatos 20 anos, de 63 a 83.
Muito cedo, Altemar foi levado pelos pais a morar em Colatina, ES. Lá, ainda adolescente, começou a cantar nas emissoras de rádio locais. O resto se sabe.
Altemar deixou como herdeiro, além dos admiradores naturais, o filho Altemar Dutra Junior.
O primeiro disco de Altemar Júnior foi lançado no programa São Paulo Capital Nordeste, que apresentei durante anos na Rádio Capital AM 1040.
O pai do Júnior emplacou muitos sucessos, em português e em espanhol. Ouça:

Um comentário:

  1. Boa tarde! Ontem - 26.12.2020- ao fazer a minha leitura de fim de semana da Folha de São Paulo ( da qual sou assinante já um bom tempo), deparei-me com uma matéria na pág.A22-Ilustrada, com uma publicação assinada por Ivan Finotti, sobre Assis Angêlo. Confesso fiquei curioso em saber quem é Assis Angêlo. Está de parabéns o Ivan, pois, só assim pude " conhecer " ( um pouco) da pessoa Assis. Confesso ainda que nunca havia lido ou ouvido falar de Assis Angêlo, então com endereço de seu blog publicado nesta matéria, fui visitar a página. Blog que desperta interesse ao leitor de ler e conhecer um outro " modo" de escrever e transmitir assunto. Não vou alongar, mas te garanto que vou visitar seu Blog, sempre que puder, pois tenho a certeza que encontrarei assunto que se distanciam dos fatos corriqueiros. Parabéns, estás a ganhar um novo "visitante". Saúde, Paz, e que sua obra seja realmente "espalhada" pelo Brasil, justo nestes momentos que passamos por um " massacre" aos princípios éticos contra nossa cultura. Fuiiiiii.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS