Seguir o blog

sábado, 23 de janeiro de 2021

DECLARAÇÃO DE AMOR A SÃO PAULO

Eu nasci em 1952, dois anos antes das comemorações do 4º centenário de fundação da cidade de São Paulo.
Troquei João Pessoa, PB, por Sampa. Em agosto de 1976.
Eu não vim para ficar, morar, batalhar por dias melhores. Não. Eu vim a passeio com o intuito de ficar uns dias numa estância hidromineral, pois estava carente de ares novos. Meses antes, eu recebera alta hospitalar internado que fora com bacilos de Koch alojados nos pulmões.
Bom, sofri recaída e caí num leito do Hospital Bandeira Paulista contra a tuberculose, em Campos do Jordão, SP.
Ao receber alta do Bandeira, voltei à Capital e fui tomar um café no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Lá conheci seu presidente, Audálio Dantas (1929-2018). Provocou-me e fiquei. Dias depois já estava trabalhando nas Folhas, com Carteira assinada e tudo.
E Audálio e eu viramos amigos.
Andei muito, corri muito.
Trabalhei no Estadão, na Globo, Manchete etc.
Um dia, em 1990, o editor de D.O. Leitura propôs-me a escrever uma reportagem sobre as músicas compostas sobre a cidade paulistana. Topei.
A reportagem foi publicada em 1991.
Conheci muitos artistas, escritores, poetas.
Tornei-me amigo de muitos artistas: Paulo Vanzolini, Inezita Barroso, Mário Zan, Papete, Realinho, Bezerrinha, Teixeirinha, Tonico e Tinoco, Sérgio Ricardo, Silvio Caldas, Nelson Gonçalves, Carlos Poyares, Patativa do Assaré, Genival Lacerda, Luiz Gonzaga…
Durante mais de 20 anos fiz o que pude para levantar tudo que já fora composto e gravado sobre a Capital paulista. 
Consegui catalogar pelo menos 3 mil títulos que tratam do cotidiano da cidade de São Paulo. Desde 1750.
Além das músicas, no acervo se acham partituras, jornais e revistas de um passado muito distante, fitas K7, VHS, MDs e discos de todos os formatos.
A pesquisa foi suada, mas o resultado fantástico.
Cerca de 7 mil compositores deixaram sua marca em obras dedicadas à São Paulo: Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso e quem o amigo, ou amiga, aí puder pensar.
Até Tom Jobim arriscou-se a compor pra Sampa. De encomenda para um supermercado. Ouça:

 
E sobre Tom, escrevi alguns textos. Leia: 25 ANOS SEM TOM JOBIM e UM DIA, O TOM DEU O TOM EM SAMPA  
Enxerido, andei trilhando pelos campos da criação que resultam em obras que homenageiam a cidade de São Paulo. Ouça:


Em 2012 realizei, no Sesc, a exposição Roteiro Musical da Cidade de São Paulo (acima). Clique: ROTEIRO MUSICAL DA CIDADE DE SÃO PAULO, PROGRAMA TODO SEU
Antes andei falando sobre esta pesquisa. Veja: MÚSICA À CIDADE DE SÃO PAULO e PROGRAMA JORNAL DA BAND, COM ASSIS ANGELO E SEU ACERVO
Muitos artistas de todo canto deram sua versão à Capital paulista.
Paulo Vanzolini (1924-2013), que além de poeta era um cientista aplaudido em todo mundo, é autor da obra-prima Ronda. Pra ele, compus o poema que declamei em uma dessas Viradas Culturais da cidade. Este: POEMA PARA PAULO VANZOLINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS