Seguir o blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

POLÍTICOS NA MÚSICAS POPULAR

A nossa música popular é de uma riqueza incrível, imensurável, incomparável com a música de qualquer outro país, aposto.
Na nossa música se acham todos os temas possíveis e inimagináveis do nosso viver cotidiano. Claro, em todos os ritmos.
Dorival Caymmi (1914 - 2008), cantor do viver baiano, tem muita coisa boa.
Meu amigo, minha amiga, você já ouviu João Valentão?
Esse personagem aí do Caymmi não tem nada a ver com o valentão de berda que é o deputadóide Daniel Silveira, que tem atacado de todas as formas as nossas instituições democráticas, como o STF. Até desafiado os ministros da lei e da justiça o sujeito ai tem feito. Mas no fundo, no fundo, não passa de um valentão de meia tigela, como se diz lá no nordeste.
O cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi (1943 - 2013) tinha 25 anos de idade quando gravou O valentão, cuja letra tem tudo a ver com o ser pequeno que é esse Silveira, que deverá reposto ao lugar de onde veio: lata do lixo da história. Mas eu estava falando do Rossi, artista visionário... Ouça:


Os compositores da nossa música sempre estiveram atentos aos fatos do cotidiano. A política é coisa boa, quando feita com responsabilidade. Os grupos de música jovem tem apontado suas antenas aos políticos e Congresso Nacional. Alguns exemplos: 

https://www.youtube.com/watch?v=XIX80f5NT9w
https://www.youtube.com/watch?v=pg4AsFHk20Q
https://www.youtube.com/watch?v=_nQZ75ciKGg
https://www.youtube.com/watch?v=RwkXKjBCUdM
https://www.youtube.com/watch?v=Ft1Ul826AAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS