Seguir o blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

EU E MEUS BOTÕES (35)

Chefe...!
"Iiiiihh, lá vem ele de novo", cochichou Biu ao pé do ouvido do irmão Barrica. E Barrica, respondendo quase sem abrir a boca: "Pelo jeito ele gostou de chamar a atenção da gente, quando disse que acompanhou o debate entre os caras e as caras que querem ser presidente do Brasil".
"Chefe! Chefe! O Lula se saiu mal no confronto com o Bulsa, mas agora ele começa a falar pelos cotovelos. Diz que vai criar, ou recriar, um monte de ministérios. Até o do Índio, do Planejamento, dos Direitos Humanos, da Pesca. Uns oito, pelas minhas contas", falou com voz grave o velho Lampa deixando de lado, surpreendentemente, o seu inseparável punhal. E falou o que falou olhando nos meus olhos com aqueles olhos meio amarelados, feios e até temerosos para uns. "O que é que o chefe acha disso? Criar ou recriar ministérios é uma boa, é uma boa para o povo, para nós?", perguntou olhando pausadamente para seus companheiros.
"É! O que é que o Sr. acha do Lula, seu Assis?", entrou na conversa o bom Mané.
"É! O que o sinhô acha disso? O Lula está no lugar certo?", emendou Jão.
Quando eu ia dizer o que acho de Lula e dos demais candidatos, fui interrompido pelo ilustrado Zilidoro: "Acabo de ouvir no rádio a primeira dama, Michelle, falar que vivemos uma tal 'guerra espiritual'. Afe! O que venha ser isso?".
Bom pessoal, é nessa hora que o bicho pega. Todos querem chegar ao poder e pra chegar ao poder fazem tudo, qualquer coisa... Aliam-se a Deus e ao Diabo. Aliás, Deus é o nome mais clamado pelos candidatos e até pelos ateus. Os evangélicos são disputados pau a pau por Lula e Bolsonaro. Mas há um detalhe: Bolsonaro não gosta de mulher, tenha ela a religião que tiver...
"Bolsonaro é viado!", descontrolou-se Barrica. Calma, calma. Política é coisa séria, no mais é condenável qualquer baixaria. Mantemos a linha, o bom diálogo. É isso, pessoal.
"É, é isso mesmo! Lembro de uma fala que muito me marcou. Foi na campanha de Dilma pra sua reeleição. Ela disse que 'em campanha a gente faz miséria'", interrompeu-me Zé. 
Estou acompanhando o que é possível acompanhar nessa campanha dos candidatos aos diversos cargos. O Lula tem falado bastante. Falado o que não falou no debate que a Bandeirantes promoveu domingo 28 passado. O Lampa tem razão, já são uns oito ministérios que Lula promete criar ou recriar. Mas isso é o de menos, o importante é fazer um governo que atenda a todos nós, independentemente da ideologia de cada um. Não custa lembrar que o radicalismo de esquerda ou de direita não faz bem à Nação, seja qualquer nação.
Aparentemente satisfeitos com a minha resposta, Lampa e Zilidoro bateram palma e em uníssono todos disseram: "Muito bem! Muito bem!".
Agora,  eu recomecei: o que não tenho ouvido falar foi a recriação do necessário Ministério da Cultura. Bolsonaro acabou com tudo e pelo jeito ele detesta cultura e de quem não gosta dele...
Atento, Lampa deu de garra do seu punhalzinho e começou a cutucar as unhas, nervoso. Olhou pra mim e para os outros, vagarosamente, e nada disse. Olhou-nos de novo, limpou o punhal na calça e em seguida o enfiou nos quartos. Fez menção de falar, mas não falou. Passou a mão na cara e deu um peido.
De repente todos riram. 
Zoião pediu a palavra e opinou: "O Lampa é uma besta!".
"Besta é a sua mãe!", reagiu Lampa, olhando feio pra Zoião. 
Calma Lampa! O que é isso? Aqui ninguém tem o direito de xingar ninguém, tampouco mãe. Mãe é sagrada. Mãe é um ser sagrado!
Meio envergonhado, naquele seu jeito bruto de ser, Lampa pediu desculpas.
O papo está bom, mas já que indiretamente falei de cultura, não custa lembrar que hoje 31 de agosto faz 27 anos da morte de Agepê, 29 anos da morte de Isaura Garcia e 50 anos da morte da paulista Dalva de Oliveira. A Dalva foi uma das mais belas vozes que já tivemos. Era casada com Erivelto Martins e mãe de...
"Pery Ribeiro! Pery Ribeiro! O Pery foi um grande cara! Um grande cantor, um grande artista!", interrompeu-me exultante o poeta Zilidoro, acrescentando: "E se não estou enganado, hoje 31 é dia do aniversário de nascimento de Jackson do Pandeiro e de Emilinha Borba".
Muito bem, seu Zilidoro. Isso mesmo! E pra encerrar nosso papo lembro que o paulista de Tietê Ariowaldo Pires, o Capitão Furtado, nasceu também no dia 31 de agosto de 1907. Cheguei a entrevistar o Pery Ribeiro. O Pery foi o primeiro artista a gravar Garota de Ipanema. Vamos ouví-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS