Seguir o blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

HOJE É DIA DE VASSOURINHA

Meu amigo, minha amiga, você sabe quem foi Vassourinha?
Vassourinha foi um negro paulistano, de voz poderosa, que começou a trabalhar na vida como um "faz-tudo" (contínuo) na rádio Record de São Paulo. Brincalhão, foi descoberto pelo jornalista e radialista Raul Duarte (1912-2002), como cantor.
Vassourinha, de batismo Mário Ramos de Oliveira, nasceu no dia 16 de maio de 1923 e morreu no dia 3 de agosto de 1942. Hoje 3, portanto, faz 80 anos do encantamento de Vassourinha.
Não custa lembrar que o ano de 1923 marcou a fundação da primeira emissora de rádio de São Paulo: Rádio Educadora Paulista. Essa rádio teve como primeiro cantor e compositor contratado o paulistano Roque Ricciardi, mais conhecido como Paraguaçu (1894-1976).
A carreira e a vida de Vassourinha foram curtas.
Vassourinha deixou, exatamente, seis discos gravados entre 1941 e 1942. O primeiro com as músicas Juracy, de Antônio Almeida e Ciro de Souza e Seu Libório, de João de Barro e Alberto Ribeiro. E o último com as músicas Amanhã tem Baile, de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira e Volta pra casa Emília, de Antônio Almeida e J.Batista. Gravadora: Columbia.
Mário Ramos de Oliveira morreu vítima de tuberculose, doença que pega muita gente boa até hoje.
Os seis discos, de 78 RPM, de Vassourinha viraram um LP que foi lançado em 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS