Seguir o blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

TINÉ E A ARGENTINA: UMA HISTÓRIA DE AMOR

Tiné, Flávia e Teodoro, numa visita à
Casa Rosada
O jornalista pernambucano Flávio Tiné (85) é daqueles que a gente guarda com carinho e respeito na caixa do peito.
Conheço Tiné há muito tempo, desde quando trabalhei na TV Globo. À época ele era o bam-bam-bam da assessoria de imprensa do complexo HC, Hospital das Clínicas.
Figura incrível é o Tiné.
Foi não foi, Flávio Tiné dá o ar da sua graça cá em casa. Ele sempre me possibilita bons momentos.
Flávio Tiné acaba de voltar de um giro pela Argentina. Esteve acompanhado da filha Flávia, do filho Paulo e do neto Teodoro. Do povo argentino, ele próprio quem fala: "Encontrei um povo alegre e tranquilo, sem a neurose de que se fala. Uma gente educada, alegre, cumpridora de suas obrigações sociais, de vestes despojadas. Apesar da crise financeira, não demonstravam preocupação e lotavam os restaurantes, com mesas e cadeiras nas calçadas. Fui muito bem tratado em todas as oportunidades que ousei falar o Portunhol. No mínimo, era tratado com amável sorriso".
Eu estive na Argentina há alguns anos, ainda quando meus olhos viam cores, gente e tudo o mais. Gostei muito de Buenos Aires e de outras localidades. Fui muito bem recebido pela direção da Biblioteca Nacional. Tiné disse que também adorou Buenos Aires e até tomou um vinhozinho lá deles, diga-se de passagem.
Além de visitar Buenos Aires Flávio Tiné visitou Santa Fé, La Plata e San Isidro. Ele, sobre La Plata: "A 56 km de Buenos Aires, La Plata tem uma característica singular: ruas planejadas e numeradas, que se iniciam numa praça e são cortadas por diagonais. Adorei. Na praça principal, Moreno, em homenagem a Mariano Moreno, encontra-se a Catedral de um lado e a prefeitura, de outro. Na praça, estátuas de figuras históricas".
A visita de Tiné à Argentina durou 8 dias e por esse período pagou sua estadia num hotel a quantia de apenas 1 mil reais. 
A inflação na Argentina está beirando à estratosfera.
O filho de Tiné, Paulo, se acha na Argentina ministrando um curso na Universidade de Santa Fé, com todas as mordomias possíveis. "Adorei a Argentina. Pretendo retornar a esse país o mais breve possível. A Argentina é um país lindo!".
Pedi a Tiné que me encaminhasse fotos dando conta da sua presença no país vizinho.

Paulo, Tiné, Flávia e Teodoro numa visita às beiras do Rio Paraná

Um comentário:

POSTAGENS MAIS VISTAS