Seguir o blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

HOJE É O DIA DO CEGO

Todos os dias são dias importantes. Mas há determinados dias que a gente considera mais importante que os outros. Hoje, por exemplo, é o Dia do Cego.
No dia 13 de dezembro de 1912 nasceu em Exu, PE, um menino a que os pais dariam o nome de Luiz Gonzaga do Nascimento.
Luiz Gonzaga, que se tornaria o rei do baião, nasceu exatamente há 100 anos.
Já famoso e correndo o Brasil de ponta a ponta, Gonzaga sofreria dois grandes acidentes de carro. Um em Santos, SP, e outro na cidade do Rio de Janeiro. O resultado disso foi a perda do olho direito.
Num tempo já distante, uma jovem estuprada e morta por algozes. Nome: Luzia.
Hoje é o dia de Santa Luzia, a padroeira dos cegos.
Eu conheci muitos cegos e cegas na minha vida, mas em nenhum momento imaginei que eu faria parte dessa enorme legião de pessoas que não veem com os olhos.
Perdi meus olhos em 2014, em consequência de descolamento de retina. Mas a vida continua. A gente vai se equilibrando aqui e ali. E assim, desse jeito, vi ser possível ver com a memória. Já escrevi bastante a respeito. Ouça:
 
 
O tema cego/cegueira é bastante comum no nosso repertório musical.
Luiz Gonzaga, ele mesmo, gravou várias músicas falando de cego. A última ele compôs ao lado do violeiro mineiro Téo Azevedo: Padroeira da Visão.
E à Santa Luzia andei também fazendo uns versos. Ouça: 

 

LEIA MAIS: A CEGUEIRA NÃO É O FIM DEPOIS DE FICAR CEGO, ASSIS ÂNGELO LUTA PARA DIGITALIZAR ACERVO A CULTURA SOB UM NOVO OLHAR ASSIS ÂNGELO, CEGO HÁ SETE ANOS, LANÇA CORDÉIS SOBRE A PANDEMIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS