Seguir o blog

sábado, 25 de fevereiro de 2023

SIMONAL: IMAGEM REABILITADA

Wilson Simonal foi um dos cantores mais emblemáticos do nosso pa-tro-pi. Nasceu no dia 26 de fevereiro de 1939. Pois bem, em vida Simonal deu no que falar.
Dono de uma voz e um balanço incomparáveis, Simonal começou a carreira artística gravando um compacto simples. Isso em 1961. Dois anos depois, pela ODEON, gravou seu primeiro LP: Tem algo mais.
Vejam só: o primeiro LP de Simonal foi lançado há exatos 60 anos.
O sucesso acompanhou Simonal a vida inteira. Ou quase durante a vida inteira, pois num ano da década de 70 foi acusado de ser informante da engrenagem policial da repressão. E sua carreira, a partir daí, entrou em parafuso. E ele também.
No ano qualquer dos 90 combinei, por telefone, entrevista com Simonal. Ele topou, mas não deu tempo, três ou quatro dias depois do combinado, morreu. Dissera-me que iria contar tudo sobre as acusações sofridas.
Em 2003 a imagem pública de Wilson Simonal foi reabilitada pela Comissão dos Direitos Humanos da OAB por nada ter sido encontrado contra ele nos arquivos policiais. Luta da família. Isso gerou um documentário. Acompanhe: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS