Seguir o blog

terça-feira, 9 de maio de 2023

RITA LEE DÁ ADEUS À VIDA

Rita Lee no traço de Fausto Bergocce

 
 
A cantora e compositora paulistana Rita Lee, de batismo Rita Lee Jones de Carvalho, morreu no final da noite de ontem 8 num sítio no interior paulista, onde morava. Tinha 75 anos de idade. A causa foi um câncer no pulmão, que tratava há dois anos.
Rita começou a carreira se apresentando nas escolas e depois integrando como cantora o trio Teenage Singers. Tinha 16 anos. Em 1964 foi convidada para participar do grupo Sid Sider Rockers, que se transformaria no Mutantes. Esse nome foi dado pelo cantor e compositor da Jovem Guarda Ronnie Von. "Um dia eu disse a Rita que ela era a mulher mais bonita que eu já tinha visto. Ela riu e respondeu dizendo que eu era também o homem mais bonito que ela já vira. E perguntou: Por que nunca nos pegamos?", contou Ronnie lembbrando da amiga que acabara e morrer.
É fato que Rita Lee inovou no chamado rock nacional. Não tinha papas na língua, falava o que lhe dava na veneta. Em 1976, grávida, Rita foi presa em casa por agentes da ditadura militar. Eu a conheci em 1979, quando a entrevistei para o extinto suplemento Folhetim, do jornal Folha de S.Paulo.
Deixou muitas músicas de sucesso como Lança Perfume, Doce Vampiro, Ovelha Negra e Agora Só Falta Você.
Em 2003 Rita gravou, de Moacyr Franco, a faixa Tudo Vira Bosta. Ouça:

Um comentário:

  1. Rita e Raul, os melhores do Rock tupiniquim. Eternos.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS