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sábado, 23 de outubro de 2021

JARBAS MARIZ É BRASIL QUE BRILHA NO MUNDO

Não é raro, mas é curioso: um paraibano nascer em Minas Gerais, crescer e correr mundo como se tal fato não houvesse ocorrido.
Esse é exatamente o caso do cantor, compositor e instrumentista Jarbas Mariz. “Eu nasci num lugar chamado Aimorés, em Minas, mas com poucos meses de vida fui levado para a Paraíba. Meus pais são sertanejos, mas eu me criei em João Pessoa”, diz rindo o inquieto artista que há mais de 30 anos acompanha mundo afora o músico baiano Tom Zé. “A primeira vez que nos encontramos, eu e Tom, foi na Funarte, em Sampa. Foi uma ótima conversa e logo estava ele a me dirigir num palco”, relembra o artista.
Além da curiosidade de ter nascido no interior de Minas, Jarbas conta que há várias outras curiosidades na sua vida: “Comecei tocando coisas da jovem guarda, até definir o que eu de fato queria”.
A trajetória artística de Jarbas Mariz começa a ganhar força no começo dos anos de 1970, quando Lula Côrtes (1949-2011) e Zé Ramalho bateram a sua porta. “A partir daí, o papo fluiu fácil e logo viramos amigos”, é Jarbas falando.
Não demorou e logo os dois passaram a ensaiar, com outros músicos, o repertório para um álbum duplo sob o título de Paêbirú.
Desse disco participaram vários artistas iniciantes à época, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé da Flauta. Curiosidade: uma enchente carregou Capibaribe abaixo mais de 1.000 cópias de Paêbirú. Sobraram uns 300. Hoje, cada exemplar desse disco está cotado no mercado pela bagatela de 10.000 reais.
A respeito, até um documentário já foi feito. Título: Nas paredes da pedra encantada, por Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim
O tempo foi passando e uma banda foi criada para acompanhar Tom Zé por aí afora. Quer dizer, no Brasil e Exterior.

Iniciavam-se os anos de 1990.
Um ano antes, Tom havia conhecido na Bahia o músico norte-americano David Byrne.
Byrne, ex-líder do grupo Talking Heads, criara um selo musical (Luaka Bop) e nele o encaixaram. “E a partir daí, começamos a fazer shows e preparar músicas para o primeiro disco internacional de Tom Zé”, é Jarbas de novo falando.
O primeiro disco internacional de Tom, The Hips of Tradition, foi lançado em 1992.
Jornais de várias partes do mundo o aplaudiram, enaltecendo a qualidade do artista e dos músicos que o acompanharam.
A partir daí, a agenda de Tom Zé e de Jarbas, por consequência, cresceu que nem bolo fermentado.
“Nesses 31 anos que estamos juntos, eu e Tom, já nos apresentamos na Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos e muitos países da Europa, como Itália, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Suíça, Holanda e Inglaterra e por último no Japão em 2019”, recapitula Jarbas Mariz.
Por todo canto que esses dois vão com banda e tudo, e muita criatividade, recebem cobertura da imprensa. Viraram fregueses do The New York Times, por exemplo.
Na banda que acompanha Tom Zé, Jarbas canta e toca viola de 12 cordas, percussão e bandolim.
Pra bandolim, ele criou uma afinação especial. “Afinação muito própria, personalíssima”, revela orgulhoso e um tom de satisfação.
Com Tom, Jarbas gravou 15 CDs, 6 DVDs e 2 filmes: Fabricando Tom Zé e Tom Zé, Astronauta Libertado.
Nas últimas 3 décadas, pouco antes até, Jarbas Mariz dividiu o palco com Jackson do Pandeiro, com quem fez 32 shows; Cátia de França, Pedro Osmar, Quinteto Violado, Paulo Diniz, Anastácia, João do Vale, Alceu Valença, Orquestra Jovem Tom Jobim, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Bocato, Oswaldinho do Acordeon, Elba Ramalho e até o grupo paulistano Demônios da Garoa.
Fora a participação nos palcos, Jarbas já teve músicas gravadas por Marinês, Gilberto Gil, Chico César, Lula Côrtes, M4J, Renato Lellis, Fúba, Marco Mendes e Eliane Camargo. Agora mesmo, ele está pondo ponto final no seu 8º disco de carreira. Título: Jarbas Mariz, com participações de Chico César, Zé Ramalho e Crônica Mendes.
Seus discos anteriores são Transas do Futuro, Bom Shankar Bolenath, Vamos lá pra Casa, Forró do Gogó ao Mocotó, Num lugar de La Mancha, Do Cariri pro Japão e Pare Olhe Escute.
Esses discos se encontram em todas as plataformas digitais.
Jarbas Mariz está na estrada há 50 anos, 30 dos quais ao lado da companheira Ângela Tamaso. “Ângela cuida de tudo que faço, sem ela não haveria agenda nem nada”, conclui numa risada esse mineiro da Paraíba.

INFORME-SE MAIS, CLICANDO: JARBAS MARIZ NA CONECTADOSHIROSHIMA, MEU AMORCORRIDA PARA O NADA

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

DIA DE FESTA NA PRAÇA VLADIMIR HERZOG

Atenção, atenção, amigos e amigas!
Amanhã 23, na praça Memorial Vladimir Herzog, vão estar declamando e lançando livros jornalistas, poetas e romancistas de bons quilates. Tudo ao ar livre.
Vão estar no local os músicos Alexandro Fernando da Silva e Paulinho Timor, os jornalistas Enio Squeff, Giuliano Galli, Juca Kfouri e Sergio Gomes (Sergião); os arquitetos Ciro Pirondi, Luis Ludmer, Marco Artigas Forti; a bailaria Silvia Lopes, o médico Samir Salman, o fotógrafo Jorge Araújo, o produtor musical Paulinho Fluxus, o artista plástico Elifas Andreato, criador das obras expostas no espaço; e os chargistas Aroeira e Laerte Coutinho.
Laerte, antena sensibilíssima do cotidiano brasileiro, registra no seu perfil do Twitter os dias até aqui sem solução para o caso Marielle Franco
A praça Vladimir Herzog é uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, que ao atender a uma intimação de agentes da ditadura foi preso, encapuzado, torturado e morto nas dependências do DOI-CODI, sem São Paulo, SP.
O assassinato de Vlado, como o jornalista era chamado, provocou consternação nacional e levou o então presidente general Geisel (1907-1996) a mostrar seu descontentamento em relação ao caso. E que morte do tipo não se repetisse na dependências das forças armadas. Repetiu-se.
Vlado foi assassinado no dia 25 de outubro de 1975 e menos de 3 meses depois, no dia 17 de janeiro, foi assassinado pelos agentes repressores o metalúrgico nordestino Manoel Fiel Filho (1927-1976).
A praça Memorial Vladimir Herzog localiza-se ali na Bela Vista, rua Santo Antônio, 33-139, São Paulo - SP.
Para Vlado, compus:  

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CORRUPÇÃO É PRAGA QUE NÃO ACABA NUNCA

"O vírus mortal desembarcou num mundo no qual o negacionismo, o populismo, a desinformação

deliberada, corrupção falaram mais alto que a defesa da vida em várias partes do planeta (...) O documento final (da CPI) também trouxe indícios claros de que, na base dessa resposta, estão suspeitas de corrupção. Desde os primeiros dias da crise sanitária, entidades como a OCDE alertavam como a pandemia era “o paraíso” dos corruptos, já que abriam-se brechas perigosas diante da pressão por compras imediatas de materiais, regras de licitação que eram suspensas, a pressão popular por respostas e um mercado desabastecido".
 
O texto final produzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, que apura denúncias de corrupção aos cofres públicos será votado na próxima semana, no Senado.
No cinema, teatro, televisão e até na literatura e folhetos  de cordel personagens corruptos (e corruptores) pintam e bordam. 
Autores como Machado de Assis e Lima Barreto criaram alguns personagens aéticos.
No Conto de Escola, o autor Machado de Assis (1839-1908) dá vida a Raimundo e a Pilar. Raimundo, tenta subornar Pilar e essa sua tentativa lhe rende uma sova inesquecível.
Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto (1881-1922) dá trabalho ao protagonista do romance, Policarpo, que de uma hora pra outro vê-se perseguido por um político da sua cidade.
E por aí vai a história de corruptos e corruptores na ficção e na vida real, aqui e alhures.
O primeiro ato de corrupção da história foi registrado no Éden, quando Eva leva Adão a comer o tal fruto proibido.
No Brasil, o primeiro ato de corrupção tem um autor: Pero Vaz de Caminha (1450-1500).
Em 2003, o Brasil assinou documento na ONU prometendo agir contra a corrupção. Mais de 100 países fizeram o mesmo, a partir de outubro daquele ano.
 
 
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BRUMADINHO: 1.000 DIAS E UMA CANÇÃO


Bombeiros continuam procurando, exaustivamente, 8 dos 270 corpos soterrados pela enxurrada de rejeitos da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho, MG.
Hoje 21 faz 1.000 dias do estouro da barragem, um caso crimonoso.
Dezesseis pessoas entre engenheiros e diretores, incluindo presidente Schvartsman, foram denunciadas à Justiça.
Os denunciados, porém, já não são denunciados pela Justiça mineira, pois "terça-feira 19 a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu anular o recebimento da denúncia por entender que o caso deve analisado pela Justiça Federal", segundo o noticiário.
Hmmmmm...
Impunidade à vista. E aí, escrevi o poema abaixo:

VIDA E MORTE EM BRUMADINHO

Morre sorte, morre vida
Morre fé, morre esperança
Morre fim, morre começo
Morre paz, morre bonança
Morre tudo, nada fica
Só a dor da má lembrança

Morrem homens e mulheres
E crianças nas esquinas
Morre dia, morre noite
Nos morros, nas colinas
Morre tudo que se mexe
No rico solo de Minas

Mariana se repete
Com dor e muito espinho
O povo de Deus precisa
De amor e mais carinho
Por quê morre tanta gente
D'uma vez em Brumadinho?

O terror desceu matando
Pelas águas do Feijão*
Provocando desespero
Pavor e destruição
O poder não tem limite
nem pudor nem compaixão

Força e violência
Tem o Grande Capital
Que transforma gente em coisa
Pelo tal do vil metal
Impondo a "Mais valia"
Na alma nacional

A Vale do Rio Doce
De doce não tem nada
Tem dor, tem agonia
E chicote pra lapada
Quem reclama ganha cruz,
Vira coisa descartada

Vale tudo, vale tudo
Na terra da bandalheira
Vale roubar o povo
Vale vale a roubalheira
Só por isso vale pôr
Os ratos na ratoeira!


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quarta-feira, 20 de outubro de 2021

VIVA TECA CALAZANS!

Na ordem: Musique du Nordeste, volumes 1 e 2; Brésil: Cantadores Repentistas, Fête de Rue du Nordeste e Aboio & Embolada. Todos produzidos por Teca

Há 54 anos a capixaba Teca Calazans estreava na música com um compacto simples (Têca) gravado e lançado pela extinta Rozenblit. 
Esse disco trazia duas faixas: Aquela Rosa, de Geraldo Azevedo e Carlos Fernando, de um lado; e do outro Cirandas, de domínio público adaptado pela artista.
Teca, de batismo Terezinha João Calazans, seguiu carreira também como atriz, compositora e produtora musical (acima, capa de discos que produziu para a gravadora Buda Musique).
Como cantora, Teca Calazans é autora de uma extensa discografia que inclui obras primas do erudito Villa-Lobos e artistas da cultura popular nordestina, como o pernambucano Oliveira de Panelas e o paraibano Daudeth Bandeira.
Moradora de Paris, raramente a artista vem ao Brasil. Numa dessas vindas eu a entrevistei no programa São Paulo Capital Nordeste, programa de grande audiência que apresentei durante anos na rádio Capital AM 1040.
Dentre as músicas por Teca gravadas, há clássicos como Caicó e O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos com letra da própria Teca e do poeta maranhense Ferreira Gullar (1930-2016).
Do poeta repentista Oliveira de Panelas, Teca, que nasceu no dia 20 de outubro de 1940, gravou Esses Discos Voadores me Preocupam Demais e Amor Cósmico.

FRED JORGE

Hoje completam-se 27 anos do desaparecimento do tieteense Fued Jorge Jabur.
Fued entrou para a história da nossa música com o nome artístico de Fred Jorge. Ele nasceu em 1928, no dia 31 de maio.
Eu o conheci no fins dos anos de 1970, quando ele ocupava um cargo de direção da extinta gravadora CBS.
Ele deixou muitas músicas gravadas, principalmente versões estrangeiras que fez para a língua portuguesa. Morreu pobre, praticamente abandona em Tietê, SP. Fica o registro.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

TODO DIA É DIA DE CUIDAR DOS OLHOS


Eu já disse, mas repito dados fornecidos pela ONU: a cada 5 minutos, uma pessoa fica cega no mundo.
São milhões de pessoas que enxergam a vida além dos olhos. O mês de outubro é o mês da Visão Mundial.
Esse mês é, portanto, para nos lembrar da necessidade e importância de olharmos para os nossos próprios olhos.
É preciso cuidar dos olhos.
Ficar cego dos olhos, como fiquei, não é legal. Pensem nisso.
Foi no dia 17 de fevereiro de 2013 que médicos do HC entregaram um documento no qual afirmam terem feito tudo para que eu recuperasse a luz dos meus olhos. Não foi possível. Chorei muito. Desesperei-me.
Perdi os olhos, a luz dos olhos, o brilho dos olhos, mas não perdi a memória e a vontade enorme de cada dia viver mais.
Ainda quero apresentar programas de rádio e TV.
Ainda quero publicar livros...
Hoje eu dito meus textos e quem os digita é uma pessoa de extrema importância: Anna.
A vida é sempre um desafio, mas temos de pensar que a vida é uma chegada, um passeio, uma partida.
Faço ginástica na tentativa de assim fazendo estar cuidando do meu corpo e da minha mente.
No começo, nos primeiros meses, um ou dois anos depois de perder a visão dos olhos, eu só pensava em partir antes de concluir o passeio. Agora, a coisa mudou: quero viver, viver, viver e produzir e transmitir o pouco que aprendi a quem pouco sabe menos do que eu.

E assistam: 


sábado, 16 de outubro de 2021

162 ANOS ATRÁS UM PADRE PENSOU NO CRISTO

 

O famoso monumento a Cristo, instalado no morro do Corcovado, do Rio, foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931. Mede de altura 30 metros, além do pedestal. Peso: 1145 toneladas, só a cabeça 30 toneladas.
No dia marcado da inauguração, o inventor Guglielmo Marconi (1874-1937) fora escolhido para acionar o sistema que, da Itália, iluminaria o Cristo.
Do Brasil, O magnata da imprensa brasileira, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello (1892-1968), saudando Guglielmo escreveu na revista O Cruzeiro: “No instante em que iluminais o monumento de Jesus Cristo, os católicos brasileiros saúdam em vós a faísca do gênio latino que descobriu e construiu o novo mundo”.
Mas o sistema que Guglielmo acionaria para iluminar o Cristo não deu certo.
A postos, no Rio, estava Rinaldo Franco da equipe do engenheiro Gustavo Corção. E aí deu tudo certo. Tudo iluminado. Uma maravilha!
A ideia de construir o Cristo Redentor foi de um padre francês chamado Pierre-Marie Boss, de quem pouco se sabe. Esse padre escreveu um poema no qual expõe a ideia de construir o monumento:

“Oh Corcovado! Lá se ergue o gigante de pedra, alcantilado, altaneiro e triste, como interrogando o horizonte imenso... Quando virá?... Há quantos séculos espero!... Sim, aqui está o pedestal único no mundo! Quando virá a estátua, como eu colossal, imagem de quem me fez? Ai, Brasil amado!... Acorda depressa, levanta naquele cume sublime a imagem de Jesus Salvador…”

A ideia de construção de Cristo, no Corcovado, começou a ganhar forma em 1921. O presidente da época era o paraibano Epitácio Pessoa (1919-1922).
Campanhas para arrecadar dinheiro para a construção do Cristo foram promovidas pela Igreja. Ao fim, foram arrecadados cerca de 2,5 contos de réis.
Em moeda de hoje, os 2,5 contos de réis equivalem a 9,5 milhões de reais.
Os responsáveis pela obra foram o desenhista Carlos Oswald, Heitor da Silva Costa e Paul Landowsky.
O monumento ao Cristo tem inspirado poetas, romancistas, cineastas, cantores e compositores da música popular como Billy Blanco, Tonico e Tinoco, Trio Nordestino, Alcione, Ivete Sangalo, Capital Inicial…
Zélia Duncan cantou, a seu modo, o Cristo:

Você sabia, meu amor
Que da minha janela
Eu vejo o Cristo Redentor?
Ele tá sempre lá em cima

Até parece um imenso imã
Colado nas noites e manhãs
Será que de lá
Ele aqui me vê
De braços abertos
Cantando pra você?

Tom Jobim, que junto com Billy Blanco escreveu Sinfonia do Rio de Janeiro, compôs também, sozinho, Corcovado. Essa música, de estilo bossanovista, foi gravada em vários idiomas: inglês (Frank Sinatra e Sarah Vaughan), italiano (Andrea Bocelli)...
Em 1956, o mexicano trio Los Panchos gravou o bolero Cristo Del Rio, de autoria de Chucho Navarro. Letra:

Com a cadência do teu ritmo brasileiro,
Com o arrulho da tua brisa tropical,
Com o encanto do teu Rio de Janeiro
Brasil precioso, tua beleza é sem igual,
pois além das tuas mulheres tão formosas
e dos teus cantos que são hinos ao amor,
tu tens a fé que te faz boa e generosa,
a fé preciosa do teu Cristo Redentor.

Cristo do Rio, Cristo do Rio,
Permite-me que eu pague teu amor com o meu.
Cristo do Rio do Corcovado,
por ti, Brasil precioso, estou apaixonado.

Permite pois, Brasil precioso, que eu te cante,
com tua São Paulo que é progresso e esplendor,
Belo Horizonte com Recife e com Bahia
estão unidos pela fé do Redentor,
porque na terra mexicana que te canta,
Brasil precioso de beleza sem igual,
há uma fé de nossa Virgem soberana,
guadalupana que nasceu no Tepeyac.

Cristo do Rio, Cristo do Rio,
Permite-me que eu pague o teu amor com o meu.
Cristo do Rio do Corcovado,
por ti, Brasil precioso, estou apaixonado.


Em 2007, a fundação Suíça New 7 Wonders promoveu um concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das 7 maravilhas do mundo. As outras 6 são
O monumento ao padim Ciço, em Juazeiro do Norte, CE, tem 27 metros de altura. Mas é essa é outra história…

OUÇA: 

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA

O primeiro romance de autor brasileiro, o Filho do Pescador, já trazia um escravo entre os personagens. Chamava-se João, no romance do fluminense Teixeira e Sousa.
Esse livro foi publicado por Paula Brito, em 1843. É denso.
O 2º romance de autor brasileiro, A Moreninha, também traz um personagem de origem africana: Tobias.
Esse livro tem a assinatura de Joaquim Manoel de Macedo. O seu final é total água com açúcar, mas que deve ter deixado mancebos e moçoilas felizes.
Em 1859, a maranhense Maria Firmina dos Reis provoca rebuliço com o romance Úrsula. Trata de um caso de amor aparentemente impossível. Um escravo salva seu dono e por isso ganha alforria.
Corriam os tempos do romantismo, no Brasil.
Em 1860, o cearense José de Alencar leva à cena a sua primeira peça: Mãe.
Mãe é um drama que bate fundo na alma.
Na mesma linha de Alencar aparece Maria Ribeiro com o drama em 5 atos: Cancros Sociais. Nessa peça, de 1866, a protagonista é também uma escrava, mãe de um jovem que alcança relevo na sociedade do tempo em que se passa a história.
Até ali ainda não se sabia o número de habitantes do Brasil, pois o primeiro recenseamento só seria feito em 1872. Ao sair o resultado, soube-se: havia, no País, pouco menos de 9 milhões de habitantes.
A mão de obra, nem precisa falar, era escrava.
Todo branco que tinha algum dinheiro tinha também um ou mais escravos a sua disposição.
A presença africana foi profunda, marcante na vida brasileira. É uma dívida que jamais será paga.
Maria Firmina foi a primeira mulher a escrever e publicar um romance, no Brasil.
Maria Ribeiro foi a primeira mulher a escrever e a levar à cena uma peça teatral, no Brasil.
Não era grande o número de pessoas alfabetizadas, à época.
Os livros tinham no máximo 1.000 exemplares por edição.
Em 16 anos, o Filho do Pescador alcançou 4 edições.
Depois dos livros aqui referidos, muitos outros tiveram nas suas histórias personagens oriundos de África, trazidos às nossas terras para desenvolverem trabalhos escravos.
Os índios foram os primeiros a fazer trabalho escravo, obrigados pelos invasores portugueses.
José de Alencar, um dos mais destacados intelectuais do seu tempo, movimentou-se bem no Romantismo, Naturalismo e Indianismo.
Marcam o indianismo os livros O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).
Muitos autores e autoras marcaram presença na literatura brasileira, no correr da 2ª parte do 2º Império.
Josephina Álvares de Azevedo, que nada tinha a ver com os irmãos maranhenses Aluísio e Artur, nasceu em Pernambuco, que trocou por São Paulo.
Em São Paulo, Josephina de Azevedo criou o jornal A Família. Esse jornal foi importante para as mulheres, negras ou não. A linha editorial seguia os mandamentos dos incipientes movimentos feministas da Europa. Não à toa é dela a peça O Voto Feminino que estreou na cena carioca, em maio de 1890.
Não será exagero dizer que Josephina foi a primeira feminista brasileira. Com jornal próprio, inclusive.
Não sei por que Teixeira não é levado a sério pelos estudiosos da literatura. Já foi dito que ele é piegas, repetitivo e sem noção. 
O papel aceita tudo, não é?

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

O BRASIL PRECISA DE MAIS JORGES!


O Brasil é grande, do tamanho de alguns amigos meus queridos. Dentre eles, Jorge Cunha Lima.
Esse Jorge é do tamanho de um gigante.
Eu conheci Jorge Cunha Lima num ano qualquer em que eu trabalhava na TV Plim plim.
Não me lembro bem, mas acho que antes de o governador Orestes Quércia (1938-2010) me encarregar pra assessorar o secretário da Agricultura da época, Tidei de Lima, assessorei com bons propósitos o querido Jorge. Comigo, Fernando.
O tempo passou e cá estou, a lembrar dos tempos de ontem.
Jorge pediu-nos pra fazer um jornal que se chamaria Jornal da Rua.
Tenho guardado o número 0, original, desse jornal no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB.
O tempo de ontem nos traz, quase sempre, saudade...
Jornalista, poeta e tal, Jorge Cunha Lima é mais do que um nome, é uma pessoa marcante na cultura brasileira. E na política. 
Em 1986, Jorge, Covas e FHC entrevistaram no Roda Viva Ulysses Guimarães (abaixo).
Hoje 14, esse Jorge faz 90 anos. 
Parabéns, Jorge!


PINTO DE MONTEIRO, SAUDADE...

Antes de o leitor acostumado a ler este Blog, peço que acesse este link: SUPLEMENTO CULTURAL: PINTO DO MONTEIRO.
 
Fausto telefona rindo e dizendo que gostou do texto poético que fiz e dediquei ao querido conterrâneo José Nêumanne, intitulado PINTO NOVO QUER BRIGAR. "Ficou um barato, Assis!", disse o cartunista perguntando quem era Pinto de Monteiro que cito no já referido texto.
Bom, Pinto era o sobrenome de Severino Lourenço da Silva.
Esse pinto nasceu no município de Monteiro, a cerca de 350 quilômetros da Capital paraibana. Nasceu no dia 21 de novembro de 1895.
Não foi fácil a vida do cidadão Severino Lourenço da Silva Pinto.
Pra sobreviver dignamente, fez de um tudo e mais um pouco na vida: foi vaqueiro e até vendedor de cuscuz nas ruas de Recife, PE.
Foi lá, em Pernambuco, que ele ouvindo cantadores, comprou uma viola e se transformou com o tempo no mais rápido atirador de versos feitos no calor do momento. Isto é, de improviso.
Esse gigante é marca indiscutível do Mundo da Cantoria.
Pinto do Monteiro, como entrou para a história, enfrentou os mais inspirados repentistas do seu tempo, entre eles Otacílio Batista e João Furiba.
João Furiba já partiu, como os irmãos Batista e outros grandões.
Furiba foi o nome que Pinto achou para dar a João Batista Bernardo. 
E o nome de Pinto do Monteiro, quem deu?
Em 2006, o paraibano Joselito Nunes publicou um livro contando a história de Pinto do Monteiro. Ouviu um monte de gente incluindo os jornalistas Astier Basílio e Ricardo Anísio. Mais, entre outros, Orlando Tejo (1935-2018).
Orlando, autor do livro Zé Limeira O Poeta do Absurdo, foi uma figura incrível do Mundo da Cantoria e do Jornalismo. Foi meu amigo, mas essa é outra história...
Um dia, o querido Ivan Ferraz me disse no seu programa: "É triste, mas fui eu quem fez a última entrevista com Pinto do Monteiro". Confiram:
 

PINTO EM DISCOS

Pinto do Monteiro não teve nenhum disco lançado enquanto viveu. Depois que morreu, 3 LPs foram lançados. Esses LPs se acham no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB.
Severino Lourenço da Silva Pinto morreu com 94 anos de idade, no dia 28 de outubro de 1990.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

PINTO NOVO QUER BRIGAR

Nêumanne num de livro do Assis

José Nêumanne Pinto é um jornalista paraibano. Dos melhores.
Além de jornalista, esse Zé é poeta. Dos bons.
Esse Zé também é poliglota, pois tem a boca cheia de línguas.
Um dia uma repórter da BBC de Londres, cujo o nome ora me escapa, pediu-me uma entrevista em inglês sobre cultura popular. E eu, ai, ai. Disse-lhe que falo mal até na minha língua, mas que eu tinha/tenho um amigo craque na língua de Bush. Dei-lhe o nome. E lá foi o querido Zé, esse aí Nêumanne, atender a colega jornalista. E falou bonito.
Nêumanne tem muitos livros.

Nêumanne tem muitos poemas e é doido por cantador repentista.
Nêumanne é cheio de graça e com graça acabo de fazer uns versos dedicados a ele.
São versos graciosos, de bom duplo sentido. Confiram:

É poeta esse Pinto
Como o Pinto de Monteiro
Com viola ou sem viola
Com rabeca ou sem pandeiro
Esse Pinto quando pinta
Faz bagunça no terreiro

É metido esse Pinto
Em todo canto quer estar
Mexe daqui, mexe dali
Já marcando o seu lugar
Esse Pinto não é mole
Nem cresceu, já quer brigar

Esse Pinto já tem pinta
Pra com ele vadear
Vadeando ele vai
Todo ancho a rebolar
Ai, ai, ai, que Pinto besta!
A onde ele quer chegar?

Há uns anos, fins do século passado, gravei um CD declamando coisas minhas e de outros (capa ao lado). Entre esses outros, o Nêumanne.
O CD com o poema do Nêumanne saiu pelo selo/gravadora El Dorado. E o poema é esse aí, que declamo com Zé Ramalho: 

O BRASIL ESTÁ QUEBRADO COM UMA BESTA NO COMANDO

O sujeito não tem jeito. 
O sujeito, aquele vocês sabem quem, esteve fazendo média no Santuário de Aparecida do Norte. Dia 12, ontem.
Logo cedo, na missa das 9h, o arcebispo dom Orlando Brandes disse alto e bom som, para quem quisesse ouvir: 
"Para ser pátria amada seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção. E pátria amada com fraternidade. Todos irmãos construindo a grande família brasileira...".
Nunca pensei que o Brasil tivesse um dia um sujeito tão desqualificado carregando no peito a faixa de presidente da República.
Aconteceu: temos um sujeito desse, e com características de idiota nazista.
O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes.
A maioria de eleitores elegeu o sujeito aí, vocês sabem quem é, a presidente. Meu Deus!
Até hoje não consigo digerir a eleição dessa besta.
A insensibilidade e o negacionismo são as marcas desse corno, como diria o rei do baião Luiz Gonzaga. 
Mais de 600 mil brasileiros e brasileiras sucumbiram perante a força assassina do novo Coronavírus. "Uma gripezinha...", dizia vocês sabem quem.
Sim, é desabafo mesmo: o Inferno te espera, Bolsonaro!

Já não são quinhentas mortes
Já não são quinhentas mil
A desgraça toma corpo
No coração do Brasil

Não são mortes naturais
As mortes de Silvas e Bragas
São mortes provocadas
Por vírus, pestes e pragas

Praga viva inda mata
Homem, menino e mulher
Mata completamente
Do jeito que o bicho quer

Maldito Coronavírus
Que pega e mata gente
O Brasil está morrendo
Nas garras do presidente

Presidente também morre
De morte matada ou não
Lugar de quem não presta
É lá no fundo da prisão!

A cadeia te espera 
Presidente matador 
Quem apanha hoje é caça
Amanhã é caçador 

Ia-me esquecendo: o negacionista que nega até absorvente para adolescentes e adultas em risco, voltou hoje 13 a dizer asneiras. Sem máscara de proteção, o fela disse que é preciso armar o Brasil. E disse mais, mais, mais outras tantas loucuras.
Esse tal já chamou os brasileiros que nele não votaram de tudo quanto é coisa. De idiotas, inclusive. E aí, eu lembro que nos meus tempos de menino, eu reagia bravamente toda vez que alguém me xingava de fela da puta, por exemplo. Chamando pra briga, eu dizia com cara de mal defendendo a minha mãe: 
 
"Fela da puta é banana curta, teu pai é corno, tua mãe é puta!"

terça-feira, 12 de outubro de 2021

DIA DE SANTA E CRIANÇA

 

O paulistano Anderson Gonzaga é um dos cerca de 3 bilhões de católicos espalhados pelo mundo. 
Devoto da Padroeira do Brasil, Anderson fez uma promessa para o pai Luís curar-se de um mal. Deu certo, acredita. E aí contou à companheira Mari que, sensibilizada, jurou acompanhá-lo no pagamento da promessa indo a pé até o santuário de Nossa Senhora Aparecida. PANDEMIA AFASTA FIÉIS DAS PROCISSÕES
A Santa faz grandes e verdadeiros milagres, acreditam de mãos postas os católicos. A crença é tanta que escritores, compositores, cineastas já realizaram obras diversas, como Raimundo Grangeiro, Renato Teixeira, Ariano Suassuna. 
É muito bonita a canção que Grangeiro fez para o rei do baião, Luiz Gonzaga (acima).
O Dia de Aparecida é comemorado no dia 12 de outubro, dia também em que se comemora o Dia da Criança.
Capa do livro Carlotinha,
ilustrado pelo cartunista
Fausto

A maioria da população brasileira é formada por crianças e adolescentes.
Nossas crianças deverão enfrentar maiores problemas no futuro próximo. Ninguém precisa ser adivinhão pra chegar a essa conclusão. Basta observar o que ora ocorre no campo da educação e da saúde. E da cultura. Na verdade, estamos todos afunhenhados.
Houve tempos melhores, é certo. 
Fui criança e tive infância. TEMPOS DE CRIANÇA
Muita gente bonita já compôs e escreveu sobre criança. 
Chico Alves (1898-1952), chamado de O Rei da Voz, deixou uma pérola gravada no seu último disco: Canção da Criança, dele e de Rene Bittencourt. 
O cartunista Fausto, o Rei do Traço, teve enriquecida a sua carreira ao dar vida à molequinha Carlotinha. Linda que só! Fausto conta como criou essa personagem: 
"A personagem Carlotinha foi criada em 2013, em forma de tira diária e depois virou um álbum.
Trata-se de uma personagem infantil ( uma menina de 9 anos ) com seu gatinho Maio!
Ela mora na Praça do Sorriso e tem uma galerinha de queridos amigos. Adora a escola, os animais e a natureza.
A criação desse personagem foi uma forma de retratar um pouco de minha infância e homenagear todas
as crianças. A Praça do Sorriso aonde mora a Carlotinha, pode ser uma praça em todas as cidades do mundo, com
todas as belezas e os encantos: principalmente para os pequenos!"
 

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

HOJE É DIA DE CARTOLA

Foi num dia como hoje que nasceu, em 1908, o carioca Angenor de Oliveira.
Angenor, que entraria para história da nossa música popular como Cartola, nasceu no ano da morte de um dos nossos maiores escritores: Machado de Assis. 
A história de Cartola é incrível. Saiba porque:  HÁ 40 ANOS, MORRIA CARTOLA
É dele o clássico As Rosas Não Falam. Clique:  
 

domingo, 10 de outubro de 2021

BREGA: UM ESTILO DESPOJADO DE CANTAR MULHER

Brega não é um gênero musical, tampouco um ritmo.
Brega, breguice é um estilo de cantar exageradamente o ser feminino, a moça, a mulher amada.
Esse modo exagerado de declarar-se ao ser amado surgiu na segunda parte dos anos de 1920.
O primeiro grande representante musical do estilo brega foi o tenor carioca Vicente Celestino (1894-1968). São dele, entre outras, as canções O Ébrio e Coração Materno; a primeira gravada no dia 7 de agosto de 1936, e a segunda lançada há exatos 70 anos.
Depois de Celestino, que morreu em 1968, surgiram outros cantores exagerados no seu modo de cantar. Entre esses o recifense Orlando Dias, de batismo José Adauto Michiles (1923-2001).
Dias alcançou grande sucesso entre o público feminino, a partir dos anos de 1950. Por essa época, e logo depois, ele gravou Tenho Ciúmes de Tudo, Perdoa-me Pelo Bem que te Quero, Com Pedras na Mão e Tu És o Maior Amor da Minha Vida.
Dentre todos os bregas, Orlando Dias foi, talvez, o que mais exageradamente se atirou aos braços da amada. No palco, Dias fazia grandes malabarismos. “Era incrível. Chegava a rolar no chão, como nenhum ator jamais fez”, lembra o cartunista Fausto, segundo ele mesmo “testemunha ocular da história”.
Cantores que se consagraram no estilo interpretado por Orlando Dias, podemos destacar Cauby Peixoto, Teixeirinha, Raul Sampaio, Amado Batista, Waldick Soriano, Odair José, Wando, Bartô Galeno, Alípio Martins, Sidney Magal, Agnaldo Timóteo, Nelson Ned, Lindomar Castilho, Fernando Mendes, Reginaldo Rossi e Falcão.
Teixeirinha consagrou-se com Coração de Luto, pejorativamente chamada esta canção de “Churrasquinho de Mãe”. Essa música foi regravada em vários idiomas: alemão, francês, inglês...
Wando marcou seu estilo com Moça.
Fernando Mendes alcançou um sucesso danado com o título Cadeira de Rodas.
Reginaldo Rossi, pernambucano, emplacou um sucesso atrás do outro. O último, Garçom. Essa música, aliás, chegou a ganhar uma “resposta” feita pelo compositor e violeiro mineiro Téo Azevedo.
E Falcão, hein?
Em entrevista exclusiva a este colunista, Falcão definiu a modo próprio o que é o programa de TV que apresenta toda quinta, à noite na TV Ceará, Leruaite. Esse programa, tascou o atual Rei dos Bregas: “É uma tertúlia flácida para conduzir bovinos aos braços de Morfeu”. E caiu numa risada, bem humorado como sempre. E seguiu: “Do meu programa participam dois cegos e um meio cego. Os dois cegos são os irmãos Vanda e Valdecir. Vanda é triangueira e Valdecir, sanfoneiro. E o meio cego tem por nome Bubu, zabumbeiro. Isso mesmo, Bubu”.
Como se não bastasse, o programa com nome em inglês que apresenta, Falcão é também um excelente “versionista”. Lembra Fausto: “A interpretação que Falcão dá a Eu Não Sou Cachorro Não é hilariante”. É mesmo, concordo. Confiram: I'M NOT DOG NO
Falcão, de batismo Marcondes Falcão, disse que os cegos que participam do seu programa formam o Trio Tô Nem Vendo.
Anna da Hora (assistente de Assis),
Falcão e Assis, nos traços de Fausto Bergocce

O programa Leruaite tem um quadro em que o cego Valdecir apresenta a previsão do tempo. “E ele jurando, diz: Se for mentira, eu cegui!”, conta o gracioso cantador de lorotas do Ceará.
Falcão já participou de alguns filmes, dentre os quais Cine Holiúdy. “Eu interpreto um cego que é doido por cinema e de cinema sabe tudo. É um barato!”, disse o aplaudido cearense revelando que está concluindo as gravações de uma nova temporada que estreará em breve na telinha da Plim, Plim. “Estou gostando dessa brincadeira”.
Completando este ano três décadas de carreira, Falcão lembra que o primeiro disco (LP), gravou de modo independente, em Fortaleza. “Esse disco, Bonito, Lindo E Joiado, foi relançado pela extinta Continental. Depois gravei mais dois LPs. Títulos: O Dinheiro Não É Tudo, Mas É 100% e A Besteira É A Base Da Sabedoria”.
E projetos é o que mais tem. “Se for preciso, a trilha sonora do meu novo filme será toda minha. Uma das músicas que acabo de compor é Horrível de Linda”, conclui Falcão alisando o girassol pregado no peito, espalhafatosamente.
E mais não disse.
Abaixo a abertura da série Cine Holiúdy, com Falcão e Elba Ramalho. Coisa boa! Confira:

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

VIVA A LIBERDADE! VIVA O JORNALISMO!

Não ganhamos o Nobel de Literatura, mas ganhamos o Nobel da Paz. Leia-se: de Jornalismo.
Há pouco ouvi no rádio o apresentador Mílton Jung, da CBN, anunciando a boa nova. 
Os ganhadores desse prêmio são o russo Dmitry Muratov e a filipina Maria Ressa.
Muratov e Ressa são jornalistas que sempre buscaram a verdade, esteja ela onde estiver. São combatentes de um tempo de terror e pouca esperança.
Eu e todos os jornalistas de verdade estamos contentes. Felizes até, pois finalmente a nossa profissão é reconhecida pelo Comitê Norueguês do Nobel com o bonito nome de paz.
Mesmo diante das intempéries jamais poderemos desistir do propósito de viver livre e em paz.
Não custa lembrar que no Brasil, a profissão de Jornalista é uma profissão muito agredida pelos poderosos de plantão, como o que agora está levando a gente e o Brasil ao buraco.
Viva a liberdade!

LEIA MAIS:

FERNANDA MONTENEGRO

A nossa centenária Academia de Letras, ABL, acaba de escolher a atriz Fernanda Montenegro para ocupar a cadeira número 17, anteriormente ocupada por Affonso Arinos de Melo Franco (1930-2020).
Fundada por Machado de Assis (1839-1908) essa é a primeira vez que a ABL tem entre seus pares uma atriz. E que atriz!
Ah! Meu amigo, minha amiga, acesse o post que ilustra este texto. Nele Emicida e Fernanda interpretam o clássico poema Ismália, de Alphonsus Guimaraens.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

O NOBEL E O JOSÉ NÊUMANNE PINTO

O Prêmio Nobel é um prêmio legal. Acho. Sempre. Surgiu faz tempo.
É sempre uma surpresa ouvir o anúncio dos premiados pelo Nobel. Particularmente, fico nas expectiva dos prêmios da Ciência e da Literatura. Da Paz, também.
Conversando há pouco com o craque do jornalismo brasileiro José Nêumanne Pinto, eu disse: "Seu José, não foi dessa vez que você levou o Nobel de Literatura". Ele respondeu: "Uma injustiça, mas dia a de chegar que a Paraíba nos aplaudirá por esse prêmio tão desejado por nós, mortais", respondeu com aquela risada de cabra safado. Ainda acrescentando: "O prêmio que qualquer homem poderia ter em vida, já tenho: Isabel".
Isabel é a moleca do moleque José, aquele de quem eu disse ser o pai de Artur.
Artur é aquele molequinho de 2 anos, o pai de 70 e a mãe de 42. "Eu já tenho tudo, Assis. Eu tenho Isabel e tenho Artur".
O Prêmio Nobel de Literatura de 2021 é do africano de Tanzânia Abdulrazak Gurnah, anunciado hoje 7.
Enquanto ninguém ler pra mim Abdulrazak Gurnah, conforto-me lembrando os poemas do meu querido José. E quem sabe, um dia, uma mulher com as características de uma Isabel bata a minha porta dizendo que quer ler para mim.
A África me faz lembrar o uruguaio/brasileiro Taiguara.
A Tanzânia de Abdulrazak Gurnah situa-se na parte Oriental de África, parte mesma de Tanganica.
Taiguara, que frequentou a minha casa e continua frequentando minha mente e coração, andou por aquelas bandas e deixou um registro. Ouça:
 

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

NA JUSTIÇA, A ETERNA BRIGA DOS HERDEIROS

Dominguinhos em uma de suas várias visitas ao
programa São Paulo Capital Nordeste

Nós, humanos, não temos e nem teremos salvação. Nunca.
Passamos a vida correndo em busca de coisas, de objetos, do que jamais levaremos ao morrer.
Não temos salvação porque somos egoístas, hipócritas, lamentáveis. Falta-nos o necessário: amor ao próximo, solidariedade...
Não é de hoje e não será do amanhã a corrida que encetamos para, supostamente, vivermos bem e felizes. 
Foi não foi ouço no rádio e na televisão notícia dando conta de que herdeiros disputam a unhas e dentes o que ficou do parente morto. 
Morreram o cantor Agnaldo Timóteo, o apresentador de TV Gugu Liberato e o compositor e sanfoneiro Dominguinhos. 
Agnaldo não casou nem teve filhos biológicos, mas deixou herdeiros. Entre esses herdeiros, uma menina de 14 anos. 
Gugu morreu e deixou alguma coisa para parceiros de cama e mesa.
Agora é a vez da disputa pela a herança de Dominguinhos. O pau está cantando entre mãe e filha. Pena.
Enquanto isso o vento sopra provocando, aqui e acolá, algum alívio para sabe-se lá quem que morre e nada leva.
É assim: A gente chega, a gente passeia e parte.
Domingo 3, a TV Record levou ao ar o programa Domingo Espetacular. Nesse programa é apresentada a questão Dominguinhos. Convidado pra dizer alguma coisa a respeito, preferi falar da obra e da importância do pernambucano José Domingos de Morais.
Dominguinhos era "freguês" assíduo do programa de rádio que apresentei durante anos na Rádio Capital.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O AMOR SEMPRE SERÁ POSSÍVEL...

Primavera, Sampa, sábado: 16h58.
De garra no telefone, do outro lado ouço um amigo dizendo baixinho: "Artur está dormindo, te ligo já, já".
Aquelas simples e tão poucas palavras tocaram-me fundo, levando-me às dobras do tempo. 
Ali, naquela hora, vi/ouvi a minha querida mãe Maria cantando antiga cantiga pra eu dormir. 
Ai, ai, já fui bebê, já fui criança.
Lembro-me da mãe Maria. E como lembro!
Um dia o meu pai Severino ralhou comigo. Sem razão, acho. A minha mãe virou fera e balançando os quartos, desafiou-o: tire-me de mim!, foi a fala dela. Ou mais ou menos.
O amigo falando baixinho levou-me a pensar, a ter certeza, que ainda é possível haver amor entre pais e filhos. Isso num tempo em que filho mata pai, mata mãe, vai pra cadeira e volta recuperado para matar de novo.
A minha mãe Maria cantava pra que eu pudesse dormir.
O meu amigo, José, tem 70 anos e o seu filho menino, 2.
Pra amar, não há idade.
A minha mãe cantava Caymmi, mais ou menos como Caymmi cantava:

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

FURO: UMA PRÁTICA SALUTAR DO BOM JORNALISMO

O atual presidente da República botou o Brasil de pernas pro ar, isto é: de bunda pro mundo, que ri tirando sarro da gente. Pena.
Enquanto isso, pesquisas de opinião indicam que os poderes Legislativo e Judiciário estão em baixa.
O ocupante da cadeira mais disputada do País, aquele, continua com o propósito irresponsável de destruir tudo. As instituições, inclusive.
O presidente mente, mente e mente.
O exército de milicianos a serviço do presidente tem se incumbido de assassinar a verdade, via internet. Todo dia, sistematicamente.
As chamadas fake news são uma praga óbvia.
As fake news corroem os pilares da Democracia. Fato.
Mesmo com todas as dificuldades possíveis, jornais e jornalistas continuam firmes no propósito de bem informar o público leitor.
São muitos os furos de reportagem que a Imprensa tem feio nos últimos dois anos e meio.
A Imprensa não desiste.
Os jornais Folha, Estadão, Globo e Valor Econômico têm trazido à tona verdades escondidas as sete chaves nos gabinetes palacianos.
Talvez nem todos os jornalistas em início de carreira saibam direito o que é um furo jornalístico. Compreensível.
No jornalismo há notícia, notícia de primeira mão, reportagem e reportagem especial.
Notícia é um fato noticiado em poucas linhas.
Notícia de primeira mão é a notícia exclusiva, digamos assim.
Reportagem é o detalhamento de uma notícia.
Reportagem especial é uma reportagem escrita de modo detalhado. Extraído de um fato histórico, por exemplo.
Furo?
Bom, um furo jornalístico é aquele que o repórter dá com exclusividade, detalhadamente.
Não à toa, bons repórteres são geralmente bons furões. Fotógrafos, inclusive, como Gil Passarelli (1917-1999), Milton Soares e Jorge Araújo. De textos, os repórteres: José Hamilton Ribeiro, Caco Barcellos, Ricardo Kotscho, Marcos Sá Correa, Valmir Salaro, Fabiana Moraes, Daniela Arbex, Patrícia Campos Mello…
Patrícia, da Folha, foi recentemente vítima daquele a quem chamo de Cramunhão. E aqui nem vou lembrar da história, pois demais lamentável. Baixaria.
A rádio CBN, a Globo News e a TV Globo também têm apresentado grandes furos, muitos deles oriundos do Ministério da Saúde. Um cancro.
Furo de reportagem é furo de reportagem, existe desde quando a Imprensa ganhou forma e passou a conquistar leitores e ouvintes/telespectadores.
João do Rio, criador da reportagem como tal conhecemos, foi o primeiro a dar furos em jornais do Rio, RJ.
O Repórter Esso, que teve em Heron Domingues (1924-1974) a sua marca, deu belos furos no que podemos chamar de jornalismo radiofônico. A renúncia de Getúlio, por exemplo, no dia 29 de agosto de 1945:

O Repórter Esso, que tinha como slogan “Testemunha Ocular da História”, estreou no Brasil há 80 anos: 28 de agosto de 1941, na Rádio Nacional.
Esse programa já existia nos EUA desde 1935.
Para melhor ilustrar essa história, peço licença à quem me acompanha neste espaço para dizer que também assinei belos furos.

No final dos anos de 1970, escrevi longa e detalhada reportagem sobre o Esquadrão da Morte. Entrevistei os assassinos Fleury, Fininho, Ze Guarda e Correinha.
Essa reportagem era pra ser publicada na Folha, mas o editor Bóris Casoy não fez o que deveria fazer: publicá-la.
Em decorrência disso, essa reportagem terminou ganhando capa do semanário Pasquim e mais 6 páginas internas, ilustrada por Nássara e outros bambas do cartum brasileiro.
Choveram ameaças de morte, mas cá estou a contar o que fiz.
No dia 13 de setembro de 1987, o Estadão deu em manchete de primeira página entrevista que fiz com o porta-voz da presidência da República. À época Frota Neto. Entre outras coisas, Neto contou-me que o deputado presidente da Câmara Ulysses Guimarães (1916-1992) não deixava o presidente Sarney governar. A consequência disso foi a queda do porta-voz.
Em 1983, dei “segundo clichê” seguido de reportagem completa sobre um duplo linchamento ocorrido numa região de Ribeirão Pires, SP. Repercutiu no Brasil e no Exterior.
No campo de variedades, não custa lembrar, a primeira entrevista que o cantor e compositor Geraldo Vandré me deu depois de mais de 5 anos fora do Brasil.
Essa entrevista foi publicada no extinto Folhetim, da Folha de S.Paulo.
E dei muitos outros furos, não só na Folha e no Estadão, jornais em que ocupei cargo de chefe de reportagem da editoria de política.
Muitos furos de reportagem chegaram às telas de cinema, como Todos os Homens do Presidente.
Esse filme, de 1976, foi baseado nas reportagens de Bob Woodward e Carl Bernstein, do The Washington Post.
O furo de Woodward e Bernstein levou à renúncia do presidente dos EUA, Richard Nixon.
O resto é história.
Fica o registro.

LEIA TAMBÉM: JORGE RIBBAS VENCE FESTIVAL DE MÚSICA ERUDITA

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

CARINHOSO CORAÇÃO

Hoje 29 é o Dia do Coração.
Isso mesmo, Dia do Coração!
Não sei há quanto tempo existe esse dia dedicado ao coração, mas foi criado para que nos lembremos dele. Do coração.
Mais de um mil pessoas morrem todos os dias de ataque cardíaco. Isso no Brasil. Fora do Brasil chega anualmente a muitos milhões.
Como a lua, o coração é tema de música desde sempre.
Há belíssimas canções que têm o coração como tema e lema.
Em 1936, o compositor João de Barro compôs letra para a melodia de Pixinguinha. Título: Carinhoso.
Carinhoso é, junto com Asa Branca, a música mais gravada em disco do Brasil.
Há também muitas versões de Carinhoso noutras línguas. 
No filme Nancy Goes To Rio, que no Brasil ganhou o título de Romance Carioca, Carinhoso aparece como trilha sonora, juntamente ao banhão Ca-Room Pa Pa (Baião. Gonzaga/Teixeira). Mas prefiro Paulinho da Viola cantando com Marisa Monte este belo clássico da nossa música. Ouça:

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

JORGE RIBBAS VENCE FESTIVAL DE MÚSICA ERUDITA

Feliz da vida, o amigo e parceiro musical Jorge Ribbas diz que tem uma boníssima notícia pra mim, em primeira mão: "Acabo de conquistar o 1º lugar do Festival de Música Erudita da Rádio MEC"
Feliz também estou com a notícia.
A música vencedora foi Pentagonia.
Tenho já várias músicas compostas com Jorge Ribbas. Entre elas Viva Rosil, Presidente Sem-noção e Forró pra Anastácia. Ouça:

sábado, 25 de setembro de 2021

JOSÉ NÊUMANNE, POETA E JORNALISTA. DOS BONS


O paraibano de Uiraúna José Nêumanne Pinto é dos mais atualizados jornalistas da imprensa brasileira. Comentarista politico, dele nada escapa. Nêumanne começou a careira na Paraíba, mas foi no eixo Rio-São Paulo que ele deslanchou.

Nêumanne foi repórter especial da Folha, editou do Jornal do Brasil e da Editoria de Política do Estadão.

Trabalhei com ele no Estadão, chefiando a reportagem.

Mas José Nêumanne Pinto não é só jornalista. É mais. Muito mais.


Poeta de sensibilidade incomum, José Nêumanne chegou a gravar até um CD (CPC-Umes, 2007), com arranjo do maestro Marcus Vinícius.

Poemas de Nêumanne foram musicados e gravados por artistas do naipe de Téo Azevedo e Zé Ramalho.

Eu mesmo gravei um poema de Nêumanne, intitulado  Desafio da Viola Repentina e Guitarra Cética. Essa gravação abre o repertório do CD Assis Ângelo interpreta poetas brasileiros.

Ouvir Nêumanne é um privilégio. Quem o ouve como atenção só tem a aprender. Que o diga o radialista baiano Carlos Sílvio.

Ontem 24 José Nêumanne deu uma belíssima entrevista ao programa Paiaiá na Conectados, apresentado por Sílvio. 

Confira:



LEIA MAIS:




sexta-feira, 24 de setembro de 2021

SEVERO É AGORA ESTRELA NO CÉU

 

No ano de 2012 o Sesc Santana, SP, abriu espaço para que eu pudesse apresentar uma exposição/ocupação sobre músicas que falam da Capital paulista. Mais de 3mil títulos, resultado de uma pesquisa que fiz no decorrer de mais de 20 anos. Na ocasião, estiveram comigo muita gente bacana: Inezita Barroso, Altamiro Carrilho, Paulo Vanzolini e tantos e tantos. Entre esses tantos e tantos: Antônio Severo, Joel dos Santos, Ana Maria e eu.
Foi uma exposição muito bonita, visitada por milhares de pessoas no decorrer de 2 a 3 meses.
Severo nos deixou na madrugada de hoje 24. 
Em junho deste ano escrevi um texto lembrando a trajetória do jornalista João do Rio. Foi texto originalmente publicado no Newsletter Jornalistas&Cia. Neste texto, que também saiu no folheto de cordel (ao lado), faço uma singela homenagem ao querido Severo.
Fica o registro. 
Sobre a exposição, clique: 

ADEUS CORTEZ, ADEUS SEVERO

José Xavier Cortez e Paulo Freire
O mundo continua girando, girando e dele gente caindo e subindo. Aos trancos.
Gente querida tem partido sem se quer dizer adeus. Rapidamente. Fechando os olhos e pronto.
No começo da madrugada de hoje 24, ali pela 1h30, partiu para a Eternidade José Antônio Severo. Gaúcho. Amigo querido. Jornalista.
Ali pelas 5 horas de hoje 24 foi juntar-se às estrelas outra pessoa querida: José Xavier Cortez.
Guardo de Severo e Cortez gratíssimas lembranças, boas risadas.
E é assim, estou me sentindo só. Cada dia mais.
Primeiro foram meus irmãos ainda crianças. Depois a minha mãe e o meu pai.
E assim seguimos, voltando de onde viemos: o Cosmos?
A última vez que falei com Severo, pessoalmente, foi dia 16 de julho passado. Cá em casa.
A última vez que falei com Cortez, por telefone, foi na tarde de domingo 19 passado. Falamos um monte de coisas, como sempre falávamos. Naquela tarde, falamos e falamos sobre o educador Paulo Freire. Confira:

Claro que é política a proposta de alfabetização contida no livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire.
O que é que há em comum entre o pernambucano Paulo Freire e o baiano Anísio Teixeira?
Freire nasceu em 1921 e Teixeira, 21 anos antes. Ambos formaram-se primeiramente em Direito e só depois tornaram-se educadores.
Teixeira foi o primeiro educador a detectar falhas e necessidades na alfabetização de jovens e adultos, no nosso País.
Como Teixeira, Freire abandonou a profissão de advogado para continuar no direito de ensinar para aprender junto aos analfabetos seus alunos.
Em 1963, Paulo Freire pôs em prática um método revolucionário de alfabetização no município de Angicos, no Rio Grande do Norte, RN.
Naquele ano, conseguiu ensinar as primeiras letras a mais de 300 trabalhadores da construção civil, que não conseguiam distinguir um “O” de uma roda. Foi quando os empregadores se arrepiaram, recusando-se a pagar até os direitos trabalhistas.
Foi esse o “pulo do gato” de Freire ao imaginar e desenvolver o método que leva o seu nome no Brasil e mundo afora.
Em 1964, Anísio Teixeira foi exilado pelos poderosos de plantão.
Em 1964, Paulo Freire foi exilado pelos poderosos de plantão.
Os poderosos de plantão são personagens que atuam em movimento contrário ao avanço da sociedade moderna, sempre à espreita.
Um povo analfabeto é um povo cego sem luz, sem graça, sem futuro, que precisa de muleta para existir.
Um povo analfabeto e sem futuro é presa fácil de quaisquer poderosos de plantão, ditadores, prepotentes, obscurantistas.
Uma pessoa alfabetizada reconhece com facilidade o mundo em que vive e nele se movimenta com a graça de quem ama a vida.
Uma vez o paulista Monteiro Lobato (1882-1948) disse que “quem ler mais, sabe mais”.
Uma vez, há muito tempo, o grego Sócrates à beira da morte teria dito: “Só sei que nada sei”.
No livro A Importância do Ato de Ler, agora na 52ª edição (Cortez Editora), Paulo Freire diz à pág. 66: “Na verdade, para que a afirmação ‘quem sabe ensina a quem não sabe’ se recupere de seu caráter autoritário, é preciso que quem sabe saiba sobretudo que ninguém sabe tudo e que ninguém tudo ignora. O educador, como quem sabe, precisa reconhecer, primeiro, nos educandos em processo de saber mais, os sujeitos, com ele, deste processo e não pacientes acomodados; segundo, reconhecer que o conhecimento não é um dado aí, algo imobilizado, concluído, terminado, a ser transferido por quem o adquiriu a quem não o possui”.
Atualmente, o Brasil tem cerca de 11 milhões de analfabetos completos. Fora isso, é incontável o número de analfabetos funcionais. Esses são aqueles que aprenderam o bê-á-bá mecanicamente, sem raciocinar, na base da decoreba.
O método Paulo Freire é importante, muito importante, por identificar esse caminho errado. Ou seja, não basta decorar o bê-á-bá, é preciso interpretar o bê-á-bá.
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirma Freire na palestra que proferiu no Congresso Brasileiro de Leitura, realizado no dia 12 de novembro de 1981, em Campinas (SP).
O analfabeto é analfabeto por não saber ler nem escrever, mas não é analfabeto no mundo real em que vive. Pois nesse mundo, o seu mundo, ele distingue facilmente os códigos que o rodeiam. Portanto, nesse caso, o bê-á-bá pouco acrescenta ao sujeito em questão.
Sabe aquela história de o caipira ou o matuto falar errado?
“A primeira vez que mantive contato com Paulo Freire, foi por telefone. Ele se achava na Suíça ou na Suécia, não lembro bem. Propus-lhe editar seu livro Pedagogia do Oprimido. Mas ele respondeu que já tinha editora, a Paz e Terra”, lembrou o potiguar José Xavier Cortez. “Isso foi pouco antes de ele voltar do exílio”, acrescentou.
No decorrer do tempo, Cortez e Paulo Freire tornaram-se amigos. “Antes de A Importância do Ato de Ler publiquei Educação e Atualidade Brasileira, Pedagogia: Diálogo e Conflito e Paulo Freire: Uma Bibliografia”, relembra Cortez.
Enquanto publicava livros pela Cortez, Paulo Freire publicava artigos na revista Educação e Sociedade. Essa revista era resultado de uma parceria entre a editora Cortez e a Unicamp.
É possível que os textos de Freire publicados na revista virem livro.
A gratidão que o educador pernambucano tinha pelo editor potiguar fica explícita nesta declaração: “Se o país tiver sensibilidade, reconhecimento, amor e o sentimento do agradecimento corajoso e leal, Cortez vai virar nome de instituição no País todo. Tenho Cortez como editor e também como amigo”.
Cortez já virou nome de escola: Escola Estadual José Xavier Cortez, no extremo sul da Capital paulista.
Anísio Teixeira envolveu-se com a educação desde muito cedo.
Em 1931, já figura de destaque no campo da Educação, Anísio assinou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.Corria o governo Vargas. O ministro era Capanema e seu chefe de gabinete, Carlos Drummond.
Esse manifesto, assinado por 26 educadores e intelectuais como Cecília Meirelles, não agradou o governo Vargas. O tempo passou e muita água correu sob a ponte.
O resto é história.
Anísio Spínola Teixeira nasceu no ano de 1900 e morreu em março de 1971, isto é: há 50 anos.
Paulo Reglus Neves Freire morreu em 1997 e nasceu no dia 19 de setembro de 1921, ou seja: há 100 anos.
A educação deve muito a esses dois brasileiros. 
O cantor e compositor paraibano Chico César compôs e cantou, no ritmo de aboio, isso aqui:


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