Seguir o blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

TAMIFLUDIDOS

O sem-papas na língua Pedro Simon comparou hoje o Senado a uma espécie de sucursal do inferno, e que tal deve-se ao presidente da República, Sr. Luís Inácio. Ao fim, o temido senador pediu novamente a renúncia do velho coronel Sarney, que por sua vez disse ser vítima de uma campanha nazista e que a imprensa é a culpada por sua desgraça.
Ai, ai, como eu me envergonho dessa coisa toda.
Envergonho-me de ver que n´alguma parte do Nordeste há coisas tão feias, como Renan, Collor, Sarney e tantas.
A oportuna comparação de Simon feita enquanto labaredas enormes lambiam terras e engoliam árvores nas proximidades do Congresso, me fez lembrar o folheto A Chegada de Lampião ao Inferno, clássico do cordel nacional do pernambucano de Corrientes José Pacheco.
Na história fictícia de Pacheco, nem o cão quer o capitão Lampião.
E na história real, Lampião quereria o velho coronel do Maranhão?
E onde estão os cordelistas que não contam essa loucura toda em versos de sete linhas?
Cadê você, Klévison Viana? E você, Marco Haurélio? E você Arievaldo?
Poxa vida, por onde anda esses grandes cordelistas?
Eu se fosse eles já teria posto na rua um bom punhado de folhetos contando as diabruras de Sarney, Renan, Collor e outros e outros.
.............
E o Jota Barros, hein? Foi-se embora, acho que com raiva dos nossos representantes na Ilha da Fantasia.
O Jota, cujo nome todo era João Antônio de Barros, nascido em Glória de Goitá, PE, era dos que respeitavam calça comprida.
Amanhã falarei um pouco mais sobre esse grande cordelista, que partiu para a eternidade no dia 11 deste mês de cachorro louco.
.........
Enquanto isso, a tal gripe suína continua esgotando os estoques de Tamiflu das farmácias brasileiras. A continuar assim, acreditando na indústria farmacêutica, tamifludidos mesmo!
............
Uma coisa boa? O filme documentário O Milagre de Santa Luzia, de Sérgio Rozemblit, que traz as últimas imagens do peota Patativa do Assaré e dos sanfoneiros compositores Sivuca e Mário Zan. Dominguinhos é destaque, me dizem. Vou assistir sexta, no Frei Caneca. A respeito, direi algo mais amanhã.

2 comentários:

  1. E não é que eu consegui encontrar esse paraíba!!! Juro que tentei várias vezes, descobri vários e-mails seus via Google e nunca tive uma resposta. Hoje, por acaso, dando uma "folheada" no Blogger, pesquisando blogs de jornalistas, encontrei-o-o. Esse e-mail do UOL você usa - ou é um daqueles para os quais a gente escreve e fica falando sozinho? Dê uma passada no meu blog (http://falazanfra.blogspot.com) ou me escreva: marco.zanfra@terra.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, se você der uma passeada no Fala, Zanfra! vai descobrir que coloquei este seu blog entre os favoritos. Vai lá!

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS