Seguir o blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

SÃO PAULO EM PAUTA


O mundo foi criado por Deus no mês de janeiro, embora sobre essa questão haja alguma controvérsia. Nesse mês também foi criada a cidade de São Paulo. Isso há 465 anos a completarem-se no próximo dia 25.
A história do mundo é contada na Bíblia.
A história da cidade dos paulistanos eu contei em 2012, através da música numa grande exposição denominada Roteiro Musical da Cidade de São Paulo.
Uma extensa programação deu suporte à essa exposição.
Apresentaram-se na ocasião muitos artistas, entre os quais Arrigo Barnabé, Kiko Dinucci, Oliveira de Panelas e Sebastião Marinho (poetas repentistas), Passoca, Costa Senna, Roberto Seresteiro, Emicida, Thaíde, Eduardo Gudin, Oswaldinho da Cuíca, Tom Zé, Altamiro Carrinho e Inezita Barroso, relembre:




Roteiro Musical da Cidade De São Paulo foi resultado de uma pesquisa que fiz no correr de vinte e poucos anos, que reuniu mais de três mil títulos musicais. Contei a história da Capital Paulista através da música.
O primeiro título musical sobre a cidade foi composto em 1750 (Missa a São Paulo, Calixto e Anchieta Arzão). Curiosidade: no dia 6 de agosto de 1862 o Correio Paulistano trazia notícia da existência de um álbum intitulado “Melodias Paulistanas”, de autoria do padre Mamede José Gomes da Silva. A trilha dessa história conta com valsas, sambas, choros, forrós, baiões, rocks, baladas, raps, dobrados, pagodes, xotes, lambadas, toadas, modinhas, maxixes, tangos, emboladas, corridos, polcas, rancheiras etc.
Essa pesquisa, incluindo discos e partituras originais, se acha no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB. Sobre o tema clique:




Declaração de Amor A São Paulo (poesia):



Inscreva-se no canal do Assis Ângelo:


Ah sim não custa dizer: ninguém, em canto nenhum do mundo, contou a história de uma cidade do modo como eu conto, ou seja através da música.

Um comentário:

  1. Sábado, 12h00, ao vivo, o programa Paiaiá na Conectados recebe o jornalista Assis Ãngelo.
    Vamos falar sobre São Paulo musicada.
    Acesse: www.racoonectados.com.br

    Carlos Sílvio

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS