Ontem domingo 15 comecei o dia ouvindo a missa que a Tv
Cultura transmite ao vivo para os católicos, diretamente da Basílica de
Aparecida, SP. O padre, cujo o nome não lembro, ressaltou a importância dos índios
Terena lá representados. Na ocasião também se fez presente uma representação de
frades Capuchinhos, homenageados pelos 100 anos de atividade, no Brasil. Depois
ouvi Boldrin apresentando o seu ótimo musical Sr. Brasil. Pela mesma TV.
Na noite de ontem 15 fui ouvir adultos e jovens tocar e
cantar na Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro paulistano Tremembé, na zona
leste de São Paulo. Esses adultos e jovens trabalham e estudam na Escola
Waldorf.
Espetacular o que ouvi.
Na Paróquia São Pedro Apóstolo ouvi um concerto de Natal (Link
ao fim do texto), constituído de peças tradicionais do repertório natalino. Entre
essas peças Adeste Fideles e Noite Azul, de autoria respectivamente John
Reading e Calda/Cavalcanti. Maravilha!
Nesse concerto, brilhantemente apresentado por adultos (Pais
da Escola), jovens (Ex Alunos) e estudantes do Ensino Médio e Orquestra regida pelo
professor Luciano Vazzoler, a quem coube também fazer o arranjo das músicas que
integraram o repertório.
A apresentação musical contou com um pianista convidado (Anderson
Beltrão), duas flautas (Ana Clara e profª Ana Carolina), clarinete (Raquel),
dois violinos (Amandi e Profª Clarissa), três violões (Íris, Marco e profº
Lucas), ukulelê (Bruna) e percussão (Lara, Marina, Caio).
Não posso deixar de destacar duas músicas de autores
brasileiros: Roda Viva, de Chico Buarque; e Boas Festas, de Assis Valente. Roda
viva recebeu um ótimo arranjo de Patrícia Costa. Ótimo também foi o arranjo que
Aricó Junior fez para Boas Festas. De arrepiar o coração!
Em 1988, a mim não custa dizer, que escrevi e publiquei um
opúsculo que intitulei As Origens da Canção de Natal, da Antiguidade à
Atualidade (Capa ao lado). À página 7, pergunto e respondo: “Quando, onde e de
que forma surgiu a chamada canção de Natal? É quase certo que os primeiros
cantos, ou cânticos, de louvor a Jesus surgiram ainda na Idade Média, através
dos trovadores. A canção trovadoresca predominou durantes séculos na região
meridional da França, no sul da Alemanha e na Península Ibérica. Ao mesmo tempo
em que reinavam os trovadores entro o povo, a música vocal sacra abandonava aos
poucos os templos para se fazer presente, primeiro nas casas de particulares
abonados, e depois nas festas populares pagãs – para desespero da Igreja.” Por
aí.
As Origens da Canção de Natal – da Antiguidade à Atualidade,
teve uma tiragem de 10.000 exemplares distribuída rapidamente na estação Sé do
metrô de São Paulo. É isso. Fica o registro.
Antes e depois da apresentação do concerto de Natal na
Paróquia São Pedro Apóstolo, fui apresentado à pessoas muito bacanas. Entre essas
pessoas, a menina Lara e seus pais Eduardo e Andrea. Também fui apresentado às
meninas Íris e Bruna e ao regente Luciano. (Foto acima)
A escola Waldorf está de parabéns pelo ensino, inclusive
musical, ministrado pelos seus alunos.
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