Seguir o blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

VAMOS FALAR DE REPENTE?


A cultura popular brasileira é de uma riqueza impressionante.
A cultura popular é a manifestação mais autêntica e altiva de um povo. E cá estamos nós.
O cordelismo e o repentismo brasileiros deram o ar da graça no começo da segunda parte do século 19, na Paraíba. Mais precisamente, lá pelas bandas da serra do Teixeira.
A Paraíba, como todo mundo sabe, é um dos nove Estados nordestinos brasileiros. É a terra de Silvino Pirauá Lima (1849-1913), cordelista e repentista; e de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), cordelista.
Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco também deram grandes poetas do povo, do som e da escrita. O Piauí também.
Do Piauí era Firmino Teixeira do Amaral (1896-1926). Era jornalista e autor do cordel Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, publicado em 1914. De Pernambuco são os Irmãos Batista, por exemplo: Dimas, Otacílio e Lourival, conhecido também como Louro do Pajeú. Em Pernambuco nasceram também Oliveira de Panelas, Ivanildo Vila Nova e Lourinaldo Vitorino. Três gênios.
Em 1993, Ivanildo e Lourinaldo estrelaram um desafio até hoje lembrado e comentado por quem gosta e por quem não gosta (impossível!) de cantoria. Foi em São José do Egito, região considerada espécie de “Meca dos Repentistas”. Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=k-LPluwfDGw&feature=youtu.be
Em 1997, Lourinaldo Vitorino apresentou o 1º Campeonato Brasileiro de Poetas Repentistas, que presidi no Memorial da América Latina. Essa é uma história à parte. Clique: https://en.calameo.com/books/001893073d3434bca0876
 E clique também: https://assisangelo.blogspot.com/2014/08/mocinha-de-passira-hoje-no-estadao.html
Ivanildo, nascido em 1945, começou a carreira ainda criança. Tinha uns seis ou sete anos de idade.
Lourinaldo, nascido em 1959, iniciou- -se no mundo do canto de improviso ao som de viola também em tenra idade.
Os pais de Ivanildo e Lourinaldo marcaram época no repentismo. Zé Faustino era o pai de Ivanildo. Joaquim, de Lourinaldo.
Lourinaldo teve um irmão também genial: Diniz Vitorino. A morte do irmão famoso de Lourinaldo, Diniz, foi uma morte à toa: ele chegou em casa à boca da noite, enfiou a chave na porta e ao entrar caiu e morreu. Faz uns cinco anos.
Ivanildo Vila Nova já gravou dezenas de discos. Lourinaldo, apenas uma fita K7.
No acervo do Instituto Memória Brasil (IMB) estão todos os discos de Ivanildo Vila Nova.
Ah, sim! O 1º Campeonato Brasileiro de Poetas Repentistas rendeu um CD duplo. Ouça: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS