Seguir o blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

PELÉ, 80 ANOS


Meio mundo pensa que o milésimo gol do Pelé foi marcado na noite de 19 de novembro de 1969, no estádio do Maracanã.
Pois bem, meio mundo pensa desse modo e pensa errado.
O milésimo gol de Pelé foi marcado cinco dias antes, ou seja: na noite de 14 de novembro de 1969, em João Pessoa. Foi no jogo entre o Botafogo paraibano e o Santos.
A expectativa era grande. O estádio José Américo de Almeida, que naquela noite seria inaugurado, estava lotado até a tampa.
Os locutores esportivos espalhavam no rádio a pergunta entusiasmante: Pelé vai fazer ou não o seu milésimo gol em João Pessoa?

Marcado para as 20h, o jogo começou duas horas depois.
No primeiro tempo, 2 a 0 para o Santos. No segundo tempo, aos 23 minutos, Pelé enche o pé e marca de pênalti o tão esperado milésimo gol.
Ouvi pelo rádio.
Cinco dias depois, no Maracanã, também de pênalti, Pelé marcaria o 1.001º gol. Esse jogo assisti depois pelo Canal 100.
Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG). No decorrer da carreira, marcou 1.281 gols em 1.363 partidas. Não à toa, Pelé continua sendo o Rei do Futebol.
No Acervo do Instituto Memória Brasil (IMB) há grande quantidade de discos e livros referentes a Pelé. E filmes, como Pelé Eterno, do qual modestamente participei como consultor musical. Curiosidade: o novelista Benedito Ruy Barbosa foi o primeiro autor a escrever uma biografia sobre o Rei do Futebol, intitulada Eu sou Pelé (editora Francisco Alves, 1963).
Ah, sim! No livro A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira eu conto muitas histórias do Pelé. Está esgotado, mas quem procura...

2 comentários:

  1. Grande Assis Angelo, repositório vivo da Cultura brasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu podes até ter razão no que dizes, mas é exagero...

      Excluir

POSTAGENS MAIS VISTAS