Seguir o blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

VIVA MESTRE ZÉ CALIXTO!

Lá em cima, no Céu, a coisa deve estar assim, assim. Quer dizer, sei lá!
Por tédio ou vontade inexplicável, Deus escolheu o dia 13 de dezembro pra chamar Zé Calixto.
O paraibano de Campina Grande José Calixto da Silva, que entrou para a história da música do Brasil com o Rei dos 8 Baixos, morreu ontem aos 87 anos, no final da noite no Rio. Causa mortis: complicações de Alzheimer.
Zé, um dos 9 filhos de Seu João e Dona Maria, deixou uma obra marcante.
Em 1959, ele estreiou em disco. De uma vez só gravou quatro 78RPMs. Num deles, Forró em Campina Grande.
Em 2013, eu o convidei para participar do projeto Rodas Gonzagueanas. Foi no Rio. E não vou mais falar dele porque a minha garganta está apertada.
Pra lembrar Zé Calixto, clique:


SIVUCA

Como Zé Calixto, Sivuca foi um dos maiores sanfoneiros do mundo. Eram amigos. Sivuca morrei no dia 14 de dezembro de 2006. Era paraibano, como Zé. E eu tive a alegria de ser amigo dos dois. O Brasil está ficando pequeno, porque seus grandes filhos estão indo embora. Estou triste.

Sobre Sivuca, leia mais:

2 comentários:

  1. Li agora, com tristeza sobre a morte de Ze Calixto. Um amigo. Não o via ha muitos anos. Mas, eramos amigos nos anos 1979 e 1980. Ze Calixto gravou minha canção "QUE DE QUADRILHA" (de Jorge Mello), cancao que tambem gravei em 1977 pela WEA. Ele a gravou logo depois. Ficou uma delicia. Uma maravilha. Adorei...! Saudades amigo!!!!

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS