Seguir o blog

quinta-feira, 7 de julho de 2022

VIVA A SANFONEIRINHA FRANCINE MARIA!

 
Anninha, Anna Clara, por telefone me perguntou se eu estava bem. Eu disse sim. "Sua voz está esquisita", ela disse.
Eu acabara de ouvir a menina sanfoneira Francine Maria, 14 anos. Linda. O meu ouvido adorou. Emocionei-me,
Estande Cordel e Repente, na
26ª Bienal Internacional do Livro de SP
claro. E foi aí que Anninha me pegou. 
Sou paraibano e gosto do que é bom. Essa menina sanfoneira, sanfoneirinha, fez-me lembrar os tempos de menino na minha terra. Nas feiras livres, de Alagoinha. Sou de João Pessoa, PB.
Poxa vida!
Em Alagoinha eu tive os primeiros contatos com cantadores e cordelistas.
Ouvir a menina Francine me leva a crer que o Brasil tem jeito, futuro. E como ela canta bem, canta bonito, com tanta espontaneidade! Ela mostrou isso no programa The Voice Kids, da Globo (acima). Arrasou. Perdeu para um menino cego.
Eu tomei conhecimento da existência de Francine Maria na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Nessa Bienal, que rolará até domingo 10, a presença da cultura popular é forte. 
Artistas do povo como Costa Senna, continuam marcando presença. 
Klévisson Viana, Rouxinol do Rinaré, João Gomes Sá, Cacá Lopes e Luiz Wilson e muitos, muitos continuam fazendo o que sabem fazer: arte.
A Bienal do livro é vitrine pra quem sabe o que faz no campo das artes e da literatura.
Cacá arrasou e continuará arrasando com seu violão e voz, até domingo 10.
Ao lado de Cacá, Luiz Wilson.
Luiz Wilson é cordelista e titular do programa Pintando o 7, no ar todos os domingos das 10h às 13h, na rádio Imprensa (FM 102,5).
A Bienal do Livro serve pra muitas coisas, inclusive para mostrar a arte popular.
Na Bienal do livro, há livros e autores importantíssimos.
Eu não sei quanta gente já passou pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, mas saber que o público infanto-juvenil é presença forte já me leva a crer que há um futuro razoavelmente bonito para o nosso País. Ilustro isso pondo como exemplo o menino Murilo, de 13 anos de idade. Paulistano.
Murilo adora ler. Olhe ele aí:

FRANCINE MARIA 

Amanhã 8 o radialista Carlos Silvio vai entrevistar a menina Francine Maria. Live. Vai ser bonita a conversa. Pra quem não sabe, e já é hora de saber, Francine é paraibana de uma cidade chamada Ibiapina. Essa cidade tem a ver com o padre cearense Ciço, Padim Ciço.

Um comentário:

  1. Amigo ela é cearense da cidade de Ibiapina na Serra da Ibiapaba nordestina arretada como diz uma de suas músicas você trocou o estado más está valendo somos todos irmãos. Francine Maria á menina que aprendeu à voar.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS