Seguir o blog

quarta-feira, 24 de maio de 2023

OLIVEIRA DE PANELAS: 77 ANOS

Localizado no Agreste pernambucano, Panelas é um dos 5.570 municípios brasileiros. Com tal denominação foi fundado em 1909. A sua população é estimada, segundo o IBGE, em pouco mais de 26 mil habitantes. Fica a cerca de 200km da capital, Recife.
Quem nasce em Panelas é panelense.
O artista mais conhecido de Panelas é Oliveira Francisco de Melo. À propósito, esse Francisco carrega em si como nome artístico Panelas.
Falo, é claro, de um dos mais importantes poetas repentistas do Brasil: Oliveira de Panelas.
Oliveira começou a fazer versos de improviso quando tinha 8 anos de idade. Aos 12, já cantava com a violinha no peito. Quer dizer, uma "violinha" quase tão grande quanto a sua própria estatura física. Havia quem se referisse a ele como "O menino da viola".
O tempo foi passando, passando e esse Oliveira acabou por se tornar um verdadeiro gigante da Cantoria. Hoje tem no currículo 19 livros publicados e pelo menos 40 discos, incluindo 11 LPs gravados e lançados à praça. 
O nome de Oliveira de Panelas está definitivamente registrado na história do repentismo brasileiro. É um gênio, por que não dizer?
Oliveira Francisco de Melo nasceu no dia 24 de maio de 1946.
Não tenho certeza, mas acho que foi num dia qualquer de 2012 que gravei um papo com o poeta antes de apresentá-lo a uma plateia que o esperava ansiosa na unidade Sesc Santana, SP, onde eu realizava a ocupação Roteiro Musical da Cidade de São Paulo. Ouça um trecho dessa entrevista:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS