Seguir o blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

MORTE DE GAL ENLUTA O BRASIL


Eu nunca tive medo da morte, nunca tive. Tive medo de ficar cego, fiquei. Dos olhos. 
Eu sinto a presença da morte quando ela ataca pessoas, artistas, como a cantora soteropolitana Gal Costa. 
A morte de Gal, ocorrida na manhã de hoje 9, pegou de surpresa o Brasil bom, do bem, sensível. Agora mesmo ouvi na rádio CBN a colunista de Política Vera Magalhães chorando. Pouco antes, na mesma emissora a colunista de Economia Miriam Leitão falando sobre Gal entre soluços.8
Gal Costa integrava a grande linhagem de cantoras brasileiras, entre as quais Dalva de Oliveira e Elis Regina. Desse mesmo time participavam também Elizeth Cardoso e Bidú Sayão. 
Gal Costa, de batismo Maria da Graça Costa Penna Burgos, começou a carreira inaugurando um teatro em Salvador, com o show Nós, Por Exemplo . Isso em 1964, em companhia de Caetano Veloso e Tom Zé. Tinha 19 anos de idade. Em 1964 estreou num compacto simples interpretando as músicas Vim da Bahia (Gil) e Sim, foi você (Caetano).
A voz de Gal Costa era uma voz com tom, digamos, de cristal. O Jô Soares chegou a dizer isso, quando a entrevistou. 
Gal, como poucas cantoras, aliava técnica e canto com incomparável talento.
No começo dos anos de 1970, Gal apresentou-se ao Brasil inteiro cantando Meu nome é Gal. O autor dessa obra são dois: Roberto e Erasmo Carlos. A letra é uma jóia: 
Meu nome é Gali
E desejo me corresponder 
Com um rapaz que seja o tal
Meu nome é Gal

E não faz mal
Que ele não seja branco, não tenha cultura
De qualquer altura, eu amo igual
Meu nome é Gal

E tanto faz
Que ele tenha defeito
Ou traga no peito crença ou tradição 
Meu nome é Gal, eu amo igual 
Ah, meu nome é Gal

Essa música foi feita a pedido do empresário Guilherme Araújo (1936-2007).
Meu nome é Gal é o título do longa metragem de Dandara Ferreira, que já foi feito e está no processo de edição e 1montagem. Caetano participa dele.
A estreia desse filme está programada para o primeiro trimestre de 2023.
Gal morava no bairro paulistano de Higienópolis e sofria de câncer. A causa mortis, porém, ainda não foi oficialmente anunciada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS