Seguir o blog

quarta-feira, 15 de março de 2023

VIVA A IMPRENSA BRASILEIRA!

Os bichos, os monstros, que andavam grudados no corpo e nos buracos do governo Bolsonaro estão a cada instante sendo descobertos, voltando à tona, e enojando os brasileiros de boa índole e formação. O caso agora está ligado umbilicalmente à Agência Brasileira de Inteligência, Abin.
O caso em pauta foi descoberto e publicado em manchete de 1ª página pelo jornal carioca O Globo, edição de ontem 14. Começava o texto:

Durante os três primeiros anos do governo Bolsonaro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) operou um sistema secreto de monitoramento da localização de cidadãos em todo o território nacional, segundo documentos obtidos pelo GLOBO e relatos de servidores. A ferramenta permitia, sem qualquer protocolo oficial, monitorar os passos de até 10 mil proprietários de celulares a cada 12 meses. Para isso, bastava digitar o número de um contato telefônico no programa e acompanhar num mapa a última localização conhecida do dono do aparelho...

Isso nos remete ao tempo da ditadura militar instaurada no Brasil em 1964 e que durou terríveis, sombrios e intermináveis 21 anos. Não custa lembrar, e é importante que se lembre, que muita gente foi perseguida, presa, torturada e morta. E em muitos casos, exilada.
O sonho de Bolsonaro, e pesadelo nosso, era fazer do nosso Estado Democrático um Estado policial e de terror. Não conseguiu e por não conseguir o que queria, pegou um avião da FAB e voou pra se esconder num lugar qualquer dos EUA. Os jornais de hoje dizem que ele pretende voltar no próximo dia 29. Mentira. Está com medo de ser preso. E vai, na hora em que a Justiça decidir. É como eu já disse:

Presidente também morre
De morte matada ou não
Lugar de quem não presta
É lá no fundo da prisão!

A cadeia te espera
Presidente matador
Quem apanha hoje é caça
Amanhã é caçador
 
Esse caso envolvendo a Abin é sério, muito sério. Precisa ser apurado bem di-rei-ti-nho e os envolvidos, todos, punidos rigorosamente na forma da Lei.
E as joias das arábias, hein? LEIA: BOLSONARO É JOIA
O papel que a Imprensa tem desempenhado continua sendo de grande importância para a valorização do ir e vir, da nossa Democracia.
Por falar nisso, termino lembrando um texto poético/musical que andei fazendo em homenagem a um dos grandes pioneiros da reportagem, João do Rio. A gravação é da dupla Caju e Castanha. Ouça:


LEIA MAIS: JOÃO DO BRASILO JORNALISTA JOÃO DO RIO, UMA MARCAJOÃO DO RIO: JORNAL É CHIBATA DO POVOAINDA JOÃO DO RIO, 100 ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS